“Prefeito de Corupá assume presidência da Amvali”

Foto: Eduardo Montecino

Por: Áurea Arendartchuk

24/01/2020 - 06:01 - Atualizada em: 24/01/2020 - 16:10

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi (PSD) assume neste começo de ano o comando de duas importantes entidades da região Norte de Santa Catarina.

Na segunda-feira (27), Gottardi toma posse como presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) no lugar do prefeito de Massaranduba Armindo Sesar Tassi (MDB). Já no dia 3 de fevereiro ele assume a presidência do Consórcio Quiriri, do qual Corupá também faz parte junto com São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho.

Gottardi diz que encara com muita naturalidade o desafio de comandar duas entidades que congregam um total de 8 municípios.

“Na Amvali, pretendemos fazer mudanças, mas sempre com o consentimento dos prefeitos e trabalhando em parceria. A associação presta serviços muito relevantes para todos os municípios e é assim que pretendemos continuar”, comenta.

Essas entidades têm dado um exemplo de trabalho em prol das regiões que atuam. Na região de Jaraguá do Sul, o trabalho da Amvali é focado na consultoria para as Prefeituras e no desenvolvimento de programas que vão desde a preservação e reposição da mata ciliar, projetos arquitetônicos e urbanísticos até o envolvimento, por meio de seu consórcio – o Cingamvali, em questões como a necessidade de melhoria das estradas estaduais, em parceria com o governo do Estado.

Já o Consórcio Quiriri, atua na preservação do meio ambiente e fortalecimento do turismo nas quatro cidades que integram esta entidade. Exemplo disso, foi o desenvolvimento dos planos regional e municipais de turismo das quatro cidades que o integram e o lançamento de uma marca regional para fomentar a área.

 

Pacote Anticrime começou a vigorar esta semana

Começou a vigorar ontem a Lei 13.964/2019, conhecida como Pacote Anticrime, do ministro Sérgio Moro, aprovada pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de dezembro do ano passado.

Houve 25 vetos à matéria aprovada pelo Congresso. O pacote reúne parte da proposta apresentada no início de 2019 pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e trechos do texto elaborado pela comissão de juristas coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Entre os pontos que foram vetados estão o aumento de pena para condenados por crimes contra a honra cometidos pela internet e o aumento de pena para homicídios cometidos com arma de fogo de uso restrito, que poderia envolver agentes da segurança pública.

Pelas redes sociais, o ministro Moro disse que a nova lei tem avanços importantes e afirmou que nem todas as medidas propostas foram aprovadas pelo Congresso e complementou: “em 2020, vamos resgatar o que ficou de fora.”

Valorização

Na foto, o prefeito Antídio Lunelli (MDB) e o vice Udo Wagner (PP) com o jogador Filipe Luís (C) que ontem inaugurou o Centro Esportivo que leva seu nome e fica no bairro São Luís.

O prefeito Antídio Lunelli (MDB) destacou, durante o evento, que todo investimento no esporte ajuda na formação da personalidade das crianças.

“Filipe vem aqui, investe em Jaraguá do Sul, tem sua família aqui e teve uma formação de berço. Este é um exemplo extraordinário e só temos a agradecer, principalmente pela oportunidade que ele oferece para crianças de nosso município”, disse Lunelli.

O vice Udo elogiou Filipe por exaltar seus valores familiares quando aparece em entrevistas em rede nacional e destacou que ele não esquece de sua origem. “Nota-se que ele [Filipe] valoriza nossa cidade e o Estado de onde veio. A humildade fora de campo, mas a grandiosidade dentro dele, simbolizam nossa gente”, destacou.

Foto: Lucas Pavin

CURTAS

SC-414

Está marcado para próxima terça-feira (28), às 14h, perto da Capela Sagrada Família, Braço Direito, em Massaranduba, uma manifestação de moradores da localidade e região para solicitar a pavimentação da SC-414. A rodovia liga Massaranduba e Luiz Alves a Blumenau.

Moradores da localidade estão cansados de esperar por um posicionamento do governo estadual para a pavimentação do local que é muito utilizado tanto como desvio da SC-108, como também para o turismo rural. Em 2012, os moradores já realizaram uma mobilização pedindo a pavimentação da estrada e em 2015, o governo estadual anunciou que seria iniciado o asfaltamento, mas a obra não saiu do papel.

Apoio

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) apoia a manifestação. Segundo o presidente da associação, vereador Arlindo Rincos, foram realizadas várias ações reivindicando esta obra para o governo do estado, juntamente com as câmaras associadas e vereadores da região.

“Esta obra sempre esteve na pauta de reivindicações dos vereadores que foram entregues para os candidatos nas últimas eleições”, destacou. A entidade encaminhou ofícios e moções para autoridades destacando a necessidade da pavimentação desta rodovia.

Novo secretário

A Secretaria de Esporte e Lazer de Guaramirim já tem um novo titular que assume no lugar de Romeu Butschardt Junior (Duno) que retornou à Câmara. Antônio da Costa Filho, Toninho como é conhecido, foi nomeado pelo prefeito Luís Antônio Chiodini (PP).

Ele tem grande ligação com o esporte do município, foi atleta de voleibol na cidade de 1983 a 1988, desportista na modalidade de atletismo de 1986 a 1988, professor de educação física e chefe de setor.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger