Prazo para julgamento de pedidos de registros de candidatura termina em 12 de setembro

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

09/09/2022 - 06:09

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) recebeu 985 Requerimentos de Registro de Candidatura (RRCs) de 28 partidos políticos para as Eleições Gerais de 2022, que serão as maiores da história de Santa Catarina em número de candidatas e candidatos. Desses pedidos de registro até o dia 5, 136 já foram deferidos e 25 considerados inaptos (22 renúncias, dois indeferimentos e um cancelado). Ainda aguardam julgamento 824 RRCs.

Um dos indeferimentos foi para candidato a 2º suplente de senador do Partido Social Cristão (PSC), em decorrência de indeferimento do partido ou coligação. E o outro foi para candidato a 1º suplente de senador, também do PSC, que além do indeferimento do partido ou coligação, aconteceu ausência de requisito de registro. Por fim, um candidato a 1º suplente de senador pelo Republicanos teve seu registro cancelado pelo partido, porém o seu pedido de registro de candidatura ainda não foi apreciado pela Justiça eleitoral.

Todos os pedidos de registro serão analisados e julgados pelo TRE-SC até o dia 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno das Eleições Gerais, que acontecem em 2 de outubro. As decisões, intimações e notificações poderão ser acompanhadas pelo Mural Eletrônico.

O prazo é o mesmo para eventuais pedidos de substituição para os cargos majoritários e proporcionais em hipóteses de renúncia, indeferimento, cancelamento ou cassação de registro. Somente em casos de falecimento que as mudanças poderão ser efetivadas após 12 de setembro.

Os dados podem ser acompanhados no portal do TSE em estatísticas eleitorais. Qualquer pessoa pode acessar, sem a necessidade de cadastro prévio ou autenticação.

 

Milhares de pessoas se reuniram na Arena Jaraguá no 7 de Setembro

Pessoas de todas as idades lotaram o pátio da Arena Jaraguá para uma manifestação em alusão ao 7 de Setembro no começo da tarde de quarta-feira. Com bandeiras do Brasil, os manifestantes realizaram a concentração na Arena e seguiram em carreata que percorreu diversos pontos da cidade.
A carreata saiu da Arena Jaraguá e seguiu até a Barra do Rio Cerro. Depois, retornou até a Via Verde, no bairro Ilha da Figueira. As pessoas presentes no ato demonstraram apoio à reeleição do presidente Bolsonaro.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Aprovado

A Câmara de Jaraguá do Sul aprovou na quinta-feira (8) em votação única e regime de urgência o projeto de lei em que o chefe do Poder Executivo Municipal fica autorizado a abrir crédito suplementar, mediante Decreto, no valor de R$ 200 mil para reforço do programa de habitação e verbas constantes do Orçamento vigente do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) e que serão usados para construção ou reforma de unidades habitacionais.

Multado

O senador Jorginho Mello, que concorre ao governo do Estado pelo PL, foi multado em R$ 7,5 mil porque pagou para que ataques contra o atual governador e candidato à reeleição Carlos Moisés (Republicanos), fossem impulsionados nas redes sociais. A decisão foi do juiz Sebastião Ogê Muniz. A legislação eleitoral não permite o uso desse tipo de ferramenta para atacar adversários.