Portal vai orientar municípios de SC sobre a redução de riscos de desastres

Arte: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

31/01/2020 - 06:01

A Defesa Civil de Santa Catarina, libera nesta sexta-feira (31) o acesso ao Portal do Programa SC Resiliente do Governo do Estado.

O portal é mais um segmento deste programa que tem como objetivo fortalecer a capacidade de resposta dos municípios para as situações adversas por meio de ações de redução de riscos de desastres e com o incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil do Estado.

O Portal reúne informações que servirão de referência para os municípios que buscam aderir ao Programa SC Resiliente. Esta ação marca o início do primeiro ciclo que será finalizado em abril de 2021, quando os municípios participantes receberão as certificações. As fases posteriores terão duração de dois anos.

Cada ciclo completo é composto pela dinâmica de adesão, caracterização municipal, montagem da Agenda de Resiliência, homologação pela Defesa Civil, realização, monitoramento, avaliação e certificação.

Segundo o diretor de gestão da educação Alexandre Corrêa Dutra, podem aderir ao Programa SC Resiliente gestores públicos, dentre estes prefeitos e coordenadores de Proteção e Defesa Civil dos municípios catarinenses.

“O Programa SC Resiliente pretende fortalecer a cultura de resiliência a desastres no Estado, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa”, completa.

Dentro do Programa SC resiliente cada município participante vai construir uma “agenda de resiliência”. Ou seja, um conjunto de compromissos assumidos entre três categorias de atuação possíveis: Capacitações; Ações Estruturais e Não Estruturais; Parcerias e Financiamentos.

A concretização desta agenda vai resultar em benefícios diretos para as pessoas e ampliar a capacidade de resposta e enfrentamento a desastres das cidades catarinenses. “Assim estaremos juntos construindo uma sociedade mais preparada e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, comentou Corrêa.

O SC Resiliente também vai habilitar os municípios participantes a ganhar um reconhecimento internacional mais amplo em relação às ações de resiliência executadas.

Na Fecam

Em chapa consenso, o prefeito de Caçador Saulo Sperotto foi eleito para a presidência
da Federação Catarinense das Associações de Municípios (Fecam) ontem em Florianópolis.
O prefeito João Gottardi foi escolhido como segundo secretário da entidade na mesma chapa.

Foto: Divulgação/Fecam

CURTAS

De saída

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul Domingos Zancanaro, confirmou ontem à coluna que deve deixar a pasta logo que alinhar os detalhes de sua saída com o prefeito Antídio Lunelli (MDB).

Segundo ele, sua saída da Prefeitura foi motivada por um convite que ele recebeu para trabalhar em Florianópolis, cidade a qual Zancanaro morou desde a década de 1980. Mas ele também é suplente de vereador do PP na Câmara de Florianópolis e chegou a informação de que poderia assumir a vaga lá, o que não foi totalmente confirmado por Zancanaro, que também não descartou esta possibilidade. Inclusive pode até concorrer novamente este ano para o cargo.

Indicação

Domingos Zancanaro foi indicado pelo vice-prefeito Udo Wagner (PP) para trabalhar na Prefeitura de Jaraguá. Começou em junho de 2017 na área de projetos. Depois assumiu a secretaria Desenvolvimento Econômico e Inovação onde ele destaca o trabalho junto com o setor empresarial a desburocratização de processos ligados a área, o plano municipal de turismo e a criação de eventos que entraram para o calendário do município.

Corre nos bastidores que o possível nome a substituir o Zancanaro seria o atual diretor de desenvolvimento econômico da Prefeitura Neivor Bussolaro.

Cassados

O Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC) decidiu ontem pela cassação do prefeito de São Francisco do Sul Renato Gama Lobo, e do vice Walmor Berreta Júnior, os dois do PSD. O pedido de cassação partiu da coligação “Uma Cidade para Todos” (PMDB/PRB/PTB/PTC) com base em investigação que apontou abuso de poder econômico na época das eleições de 2016 quando os, então candidatos, condicionavam o voto a ofertas de vantagens e ameaça da perda de emprego. Foi determinado pelo TRE a realização de novas eleições para os cargos majoritários no município, independentemente do julgamento de embargos de declaração.

Selecionada

A redação escrita pelo coordenador do Programa Vereador Mirim de Guaramirim Arthur Delmonego, ficou entre as quatro selecionadas na modalidade educadores parceiros do programa Câmara Mirim, desenvolvido pela Câmara dos Deputados.

O tema da redação que recebeu inscritos de todo o país foi “Estatuto da Criança e Adolescente – ECA 30 anos – conquistas e desafios”. Como prêmio os mirins da região garantiram a participação no evento deste ano, que acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, em Brasília.

Horário

Na próxima segunda-feira (3), a Prefeitura de Guaramirim, secretarias municipais e fundações voltam a atender no horário normal das 8 horas ao meio dia e das 13h às 17h. De 6 a 31 de janeiro, os atendimentos ocorreram em horário especial, conforme decreto do prefeito Luís Chiodini (PP).

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul