“Pavimentação de Estrada que liga a pontos turísticos de Guaramirim começa na próxima semana”

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Por: Áurea Arendartchuk

23/01/2020 - 06:01

O prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP) e o vice-prefeito Osvaldo Devigili (DEM), assinaram na manhã de ontem a ordem de serviço para a pavimentação da Estrada Patrício Dias, no bairro Jacu-Açu. Também estiveram presentes moradores, secretários, vereadores e empresários da região.

A obra deve iniciar na próxima semana e, depois de pronta, deve impulsionar ainda mais o turismo em Guaramirim e região, já que o Jacu-açu recebe cerca de 5 mil pessoas por fim de semana, que procuram a localidade para aproveitar os espaços com pesque-pague, parque aquático, lanchonetes e restaurantes disponíveis naquela região.

Serão pavimentados 4,2 quilômetros, desde o acesso ao bairro, no pórtico até uma boa parte da estrada. A via terá 10 metros de largura, duas pistas e ciclovia. O investimento será de aproximadamente R$ 4,8 milhões que serão de financiamento com o Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur) do BNDES.

Segundo o prefeito Luís Chiodini, o asfaltamento da estrada Jacu-Açu era muito esperado pela comunidade daquela localidade.

“É uma região importante para o desenvolvimento do turismo de Guaramirim, bem como no ganho em qualidade de vida dos moradores do Jacu-Açu, além do crescimento econômico que a pavimentação proporcionará”, destaca.

O prefeito comenta ainda sobre o envolvimento dos colaboradores da Prefeitura e parceria com a Câmara de Vereadores para que obras importantes como essa aconteçam no município.

“Um trabalho sério, rende frutos positivos que é o que estamos comemorando hoje. E esse é o motivo de Guaramirim ter feito tanto: quando se tem respeito, se tem ordem, dignidade e trabalho em prol da comunidade”, finalizou.

Moradores do bairro Jacu-açu fizeram uma selfie com o prefeito Chiodini durante a assinatura da ordem de serviço para pavimentação da estrada principal de acesso ao bairro. | Foto: Divulgação

 

CURTAS

Assiduidade

Levantamento feito pelo Congresso em Foco, em Brasília, mostra os senadores que mais compareceram às sessões e os mais faltantes. O destaque positivo foi o senador catarinense Jorginho Mello (PL), que está entre os que mais compareceram ao plenário. Jorginho, junto com outros quatro parlamentares ficaram no 2º lugar no ranking dos mais assíduos tendo comparecido a 72 sessões (97,33%) com ausência em duas. Já Esperidião Amin (PP) teve seis ausências (92%) e Dário Berger (MDB) chegou a 20 (73%). Todas as faltas foram justificadas.

Valores

Está pronta para votação em Plenário a Proposta de Emenda à Constituição, do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que federaliza as regras para a segurança bancária e para o transporte de valores.

Pelo texto, somente a União poderá definir as regras de funcionamento e da segurança das instituições financeiras e do transporte de valores, assim como caberá ao Congresso, com sanção presidencial, regulamentar serviços, funcionamento e segurança de estabelecimentos bancários. A iniciativa atende uma reivindicação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com apoio do Sindicato dos Bancários.

Normas

Com a federalização, normas como uso de vidros blindados nas fachadas das agências, presença de vigilantes no autoatendimento após o expediente bancário, proibição de uso de celulares e outros temas, que hoje seguem regras distintas nas cidades brasileiras, serão sistematizadas.

Militares

Reunião da cúpula da Secretaria Especial de Previdência, esta semana, pode ter acabado com a ideia do governo de convocar 7 mil militares da reserva para auxiliar o INSS a desafogar a fila de pedidos de aposentadoria no órgão. Isso por conta dos entraves legais para fazer com que a medida possa ser colocada em vigor. Temendo a ameaça de greve do funcionalismo, com a contratação dos militares, a equipe da Previdência buscou uma nova alternativa.

Aposentados

Agora o governo deve trabalhar na elaboração de um decreto que autorize a convocação de servidores aposentados do INSS para um período especial de trabalho até que a situação na fila de pedidos de aposentadoria seja normalizada.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger