A Coluna Plenário segue nesta semana com a série de entrevistas com os novos presidentes das Câmaras da região do Vale do Itapocu.

Nesta terça-feira (2) entrevistada é a presidente do Legislativo de Corupá Bernadete Corrêa Hillbrecht (PSD).

A série começou com Onésimo Sell (MDB) que comanda a Câmara de Jaraguá do Sul, seguiu com o presidente do Legislativo de Guaramirim Marcelo Deretti (PP) e o presidente da Câmara de Schroeder Ildemar Zoz (PP).

Bernadete tem vasta experiência no setor público. Foi professora concursada e ocupou cargos de primeiro escalão por diversas oportunidades e em diferentes secretarias na Prefeitura de Corupá (confira o quadro).

A vereadora é a única mulher a comandar uma Câmara entre as cinco cidades da região.

Confira a entrevista com a presidente do Legislativo de Corupá Bernadete Hillbrecht:

A senhora assume a presidência da Câmara com a bagagem de já ter sido vereadora e também ter ocupado cargos importantes no Executivo, como de secretária. Em que estas experiências a ajudarão a conduzir o Legislativo de Corupá neste novo mandato que iniciou este ano?

Me sinto bem preparada para comandar o Legislativo, tenho muita experiência no serviço público, conheço os caminhos para obtenção de recursos podendo colaborar com o Executivo, conheço o orçamento público, tenho bagagem suficiente para exercer o poder de fiscalização, função primordial do vereador.

Conheço as demandas da comunidade, relacionadas a vários setores que atuei no Executivo, portanto sei onde estão as deficiências na comunidade.

Como presidente conduzirei a Casa com zelo ao recurso público, com número de pessoal estritamente necessário, procurarei atender os colegas vereadores naquilo que necessitarem, mas, de forma consciente com limites de gastos, minimizando viagens e outras despesas desnecessárias.

O fato de ser a única mulher eleita para a Câmara, além de ser presidente da Mesa Diretora, deve fazer com que a senhora tenha um olhar diferenciado na forma de atuar na Casa?

Por natureza o olhar feminino já diferencia a atuação na Casa. Sinto-me respeitada pelos colegas vereadores, como também pelos funcionários da Casa.

Me surpreendeu a escolha pelo meu nome para exercer a Presidência já no primeiro ano, acredito que deve-se a experiência que tenho no serviço público, pois, foram unânimes no apoio a minha pessoa, por isso meu compromisso com a condução dos trabalhos na Casa é muito grande.

Pretendo não decepcionar nem colegas, sequer os meus eleitores, que confiaram em mim. Quero crescer com todos e trabalhar pelo município.

A senhora pretende dividir seu mandato com o vice-presidente da Mesa Diretora Felipe Rodrigues (PSDB), por quê?

Temos um compromisso assumido em dividir o mandato de presidente. Nosso Regimento Interno prevê dois anos, mas a Casa já vem aplicando um ano. Devemos fazer uma alteração no Regimento Interno para adequar para um ano, este estudo deverá ser proposto solicitando a aprovação para alteração do mandato da mesa Diretora.

Considero adequado que possamos alternar as pessoas no poder, isto é democrático, e a população pode avaliar os trabalhos de cada um na gestão da Casa. Somos hoje seis partidos na Câmara de Vereadores de Corupá, vamos oportunizar ao menos quatro em presidir a Casa.

Que projetos e ações a senhora pretende defender enquanto estiver à frente do Legislativo?

Minha campanha teve como base o trabalho que desenvolvi na Secretaria de Saúde, por esta área quero trabalhar na Câmara.

Os recursos que pretendo trazer através de emendas parlamentares, serão destinados a saúde, quero também colaborar com executivo nos apontamentos das demandas de saúde do município, como também apontar as soluções e em conjunto resolver problemas da população.

Claro que, sem deixar de olhar os outros setores da comunidade, como educação, cultura, assistência social e outros.

Saiba mais:

Bernadete Corrêa Hillbrecht (PSD)

Idade: 62 anos

Formação: Estudos Sociais, atualmente servidora pública aposentada.

Experiência profissional:

- Atuou como professora na rede estadual (1985 até 1992). Também na empresa privada.

- Foi Secretária Municipal de Educação (de 1993 a 2004)

- Foi eleita vereadora pelo MDB em 2004 e foi presidente da Câmara por dois anos (2005 e 2006)

- Em 2007 licenciou-se e assumiu a Gerência de Assistência Social na SDR em Jaraguá do Sul , retornando a Câmara de Corupá em 2008.

- Em 2009 assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e em 2011 e 2012, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

- De 2013 a 2016, assumiu a Secretaria de Saúde, retornando a esta pasta em 2019 até abril de 2020, quando saiu para candidatura de vereadora.

*Foi eleita vereadora pelo PSD com 340 votos, sendo a 4ª colocada.

 

Composição da Mesa Diretora da Câmara de Corupá para 2021:

Presidente: Bernadete Corrêa Hillbrecht (PSD)

Vice-presidente: Felipe Rodrigues (PSDB).

1º secretário: Benjamin Tamanini (MDB)

2º secretário: Loacir Campregher (PP)

*A primeira sessão deste ano do Legislativo de Corupá foi na segunda-feira (1)

 

Câmara de Jaraguá do Sul realiza primeira sessão do ano nesta terça-feira (2)

A primeira sessão de 2021 e do novo mandato da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, será realizada nesta terça-feira (2) de forma presencial. As sessões retornam neste formato depois de terem sido virtuais em boa parte de 2020 por causa da pandemia da Covid-19.

]O presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul Onésimo Sell (MDB), e a Mesa Diretora do Legislativo jaraguaense, decidiram que as sessões ordinárias serão retomadas no formato presencial, mas devido às restrições por conta da pandemia, não será permitida a entrada do público.

O acesso ao plenário será restrito aos 11 vereadores e a alguns funcionários do Legislativo. Sell explica que, em conjunto com os demais parlamentares, vai avaliar a possibilidade da presença do público conforme a evolução da vacinação contra a Covid-19 no município e conforme o número de casos da doença.

A última sessão ordinária do Legislativo jaraguaense que contou com a presença dos vereadores foi em 26 de março de 2020. A sessão desta terça-feira ocorre às 17h e a população pode acompanhar ao vivo pelas redes da Câmara de Vereadores no Facebook e Youtube.