Mais estrutura e recursos para a saúde de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

14/12/2021 - 06:12

A saúde é considerada um direito humano fundamental, juntamente com demais direitos assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, como: liberdade, alimentação, educação, segurança, trabalho, entre outros.

O desenvolvimento econômico social, tem estreita relação com o padrão de saúde de uma saciedade. Por isso, vale evidenciar que a Carta de Otawa, um importante documento norteador, de abrangência mundial, estabelece alguns pré-requisitos a serem cumpridos pelas lideranças públicas, para a promoção da saúde, quais sejam: acesso à educação, paz, moradia, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade.

Temos sustentado que na nossa realidade brasileira, a saúde é, sim, considerada prioridade nº 1. Porém, na sequência vem geração de emprego, depois segurança, educação e outros. Entretanto, quando nos reportamos à nossa realidade jaraguaense, o que se verifica é um olhar diferenciado e visionário para com essa ordem de importância.

Aqui a saúde, enquanto prioridade nº 1, é logo seguida pela educação. Há total coerência nessa ordem, já que, uma população com saúde educa-se melhor. Por conseguinte, uma população bem educada, tem reflexo direto no emprego, na segurança e demais prioridades.

Ancorada nesse modelo, a população de Jaraguá do Sul, passa a dispor de mais uma Policlínica, viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, e o Instituto de Educação Médica – Idomed.

Ademais, o Poder Legislativo aprovou na quinta-feira (9), dois Projetos de Lei que autorizam o Executivo a conceder auxílio financeiro aos dois hospitais da cidade. Que essa presente sintonia continue regendo o futuro de nossa sociedade.