Jaraguá do Sul passa a integrar dois importantes programas de combate à corrupção

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

22/07/2021 - 06:07

O Município passou a fazer parte de dois importantes programas nacionais de combate à corrupção, segundo informação do secretário de Transparência e Integridade Pública de Jaraguá Leonel Pradi Floriani.

O primeiro é o Time Brasil, desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) que visa o aprimoramento da gestão pública na luta contra crimes de aliciamento. “Passamos a integrar esse programa a convite da CGU com objetivo de melhoria na gestão pública neste tipo de enfrentamento. Estamos na fase de fornecimento de informações que já se iniciou nos últimos 30 dias”, explicou Floriani.

Outra iniciativa que Jaraguá do Sul também passa a integrar é o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. “Especificamente nesse sentido, de prevenção. É um planejamento desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em conjunto com a própria CGU. A meta neste trabalho é melhorar diagnósticos e criar sistemas de prevenção à corrupção. Enfim, são melhorias necessárias que a gente vai identificar no setor público para estabelecer estes sistemas”, ponderou o secretário.

Além de conhecer toda legislação existente que trata desse assunto, a secretaria de Transparência procura se especializar ainda mais, alinhando-se com os programas tanto pelo governo federal como pela Controladoria Geral da União que é o órgão que estabelece a fiscalização do próprio Executivo.

Hospital São José entrega pedido de equipamento de hemodinâmica

Em visita ao deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), esta semana, o diretor geral do Hospital São José (HSJ) de Jaraguá, Maurício José Souto-Maior, e o gerente assistencial Renan Urack Sagrilo, apresentaram ao deputado o pleito encaminhado pelo presidente do conselho deliberativo do hospital Paulo Cesar Chiodini, para aquisição de equipamento de hemodinâmica.

Segundo o HSJ, esse equipamento possibilitará o atendimento a pacientes nas especialidades de cardiologia, neurologia e vascular, para Jaraguá do Sul e região da Amvali. Com este equipamento, os tratamentos cardiovasculares intervencionistas poderão ser realizados na cidade.

Atualmente, os usuários do SUS são encaminhados para serviços fora da região. O Hospital São José ainda aguarda e trabalha para que o credenciamento do serviço de cardiologia de alta complexidade aconteça e possa atender a região de Jaraguá.

O diretor geral, Maurício José Souto-Maior e o gerente assistencial, Renan Urack Sagrilo, entregam pleito ao deputado Vicente Caropreso | Foto: Divulgação/HSJ

 

Animais

Os vereadores de Guaramirim convocaram o gestor da Fundação do Meio Ambiente do município Alcibaldo Pereira Germann, para uma reunião com o objetivo de esclarecer e buscar informações sobre o atendimento e resgate de animais na cidade. Os vereadores solicitaram dados dos animais atendidos em 2021. As informações serão compiladas e apresentadas em sessão na Câmara de Vereadores.