Jaraguá do Sul já registrou oito casos importados de dengue este ano

Foto: Imagem Ilustrativa

Por: Áurea Arendartchuk

30/01/2020 - 06:01

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina Jaraguá do Sul, divulgou esta semana o boletim sobre a dengue no Estado.

Jaraguá do Sul consta na lista de 97 cidades consideradas infestadas pelo Aedes aegypti, conhecido por mosquito da dengue. A cidade também registrou neste começo de ano oito casos de pessoas que contraíram a doença fora de Jaraguá.

No último levantamento divulgado, referente a dados coletados até o fim de 2019 a 18 de janeiro de 2020, foram identificados 2.052 focos do Aedes aegypti em 111 municípios catarinenses.
Comparando ao mesmo período de 2019, quando foram identificados 1.403 focos em 96 municípios, observou-se um aumento de 46,3% no número de focos detectados.

Em relação à situação entomológica, são 97 municípios considerados infestados, o que representa um incremento de 27,6% em relação ao mesmo período de 2019, que registrou 76 municípios nessa condição. A definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.

De acordo com o chefe da divisão de controle da dengue da Dive Patrícia Hoffmann Debiasi, Jaraguá entrou para o mapa de áreas infectadas pelos casos de foco do mosquito registrados ano passado e que para sair desta lista, é preciso diminuir a incidência dos focos detectados. Ela destaca ainda que apesar da cidade registrar casos importados da doença, é possível a contaminação futura de pessoas no município, caso os focos do mosquito não sejam controlados.

O secretário municipal de Saúde Alceu Moretti, informa que no município neste começo de ano foram identificados oito focos do mosquito da dengue que já foram bloqueados. Também neste mesmo período foram confirmados oito casos importados da doença.

Jaraguá registrou em todo o ano de 2019 41 focos do mosquito da dengue, com três casos da doença também em pessoas que contraíram fora da cidade.

Prevenção

Segundo o secretário Moretti, atualmente Jaraguá do Sul conta com 18 agentes de endemias que fazem a vistoria de 636 armadilhas e mais 170 pontos estratégicos da cidade.

O secretário aponta que os casos de focos do mosquito da dengue são crescentes nos últimos anos, não só em Jaraguá como em todo o Estado.

“A circulação do mosquito se deve, e muito, pela movimentação de caminhões em nossa cidade, e que vem de diversos locais do País. Mas acima de tudo, para que não tenhamos um aumento ainda maior de focos ou o registro de casos locais da doença, a população precisa de conscientização”, comenta.

Moretti diz que mesmo com a informação massiva disseminada pelos órgãos de saúde locais, estaduais e nacionais, muitas pessoas ainda acumulam lixo, pneus, vasos e outros objetos em casa e que servem de criadouro para o mosquito. Outro detalhe, conforme o secretário, é que as pessoas precisam receber bem os agentes de saúde que levam a informação e são os primeiros a detectar os focos do mosquito.

 

Mais policiais para Jaraguá do Sul

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) particopou de reunião esta semana com o Secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Paulo Norberto Koerich, e o subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Cláudio Roberto Koglin para tratar sobre a distribuição dos novos contingentes para as cidades do Estado.

Segundo Caropreso, a informação que obteve dos dois representantes da segurança de SC é que para Jaraguá do Sul há uma previsão de liberação de mais 30 novos policiais que vão reforçar o efetivo do município.

“Isto é extremamente importante porque vai preencher um lacuna por mais policiais em nossa cidade e que estávamos esperando há muito tempo”, comemorou o parlamentar.

Foto: Divulgação

CURTAS

Encontro

O diretório do partido Novo de Jaraguá do Sul realiza no dia 4 de fevereiro das 19h às 21h, o evento “Bate Papo: Mulher na Política”. Será na Rua Antônio José Gonçalves, 100 , no bairro Ilha da Figueira. O evento, segundo a organização é aberto a não filiadas, mas exclusivo para mulheres.

Contratação

A Secretaria de Educação e Cultura de Schroeder está com inscrições abertas até esta quinta-feira para o Processo Seletivo Simplificado que vai contratar ACT ( admitidos em caráter temporário) para preencher vagas de auxiliar de sala.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria de Educação e Cultura (Rua Marechal Castelo Branco, 3201, no Centro de Schroeder). O horário de atendimento é das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. A prova objetiva está marcada para o dia 16 de fevereiro. Todas as informações sobre o concurso e edital estão disponíveis aqui

Nova ponte

Começaram ontem os trabalhos para a construção da nova ponte da Estrada Geral Rio Paulo, na comunidade Tifa Gessner, em Corupá. A estrutura, que será feita em concreto, vai beneficiar famílias que moram na região, além de melhorar o escoamento agrícola – possibilitando a passagem de veículos de grande porte no local. A expectativa é de que a obra fique pronta em até 90 dias.

IPTU Verde

Uma proposta de emenda à Constituição garante abatimento do IPTU àqueles que preservarem suas áreas verdes e produzirem energia renovável está pronta para ser votada pelo Senado. A PEC 13/2019 foi elaborada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) e apresentada em março de 2019. Após sua aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, já está em primeira discussão no Plenário do Senado.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul