Jaraguá 145 anos: um brinde especial à essa gigante cidade!

Por: Áurea Arendartchuk

25/07/2021 - 05:07

 

Orgulhosamente celebramos neste domingo (25) o aniversário de 145 anos de nossa querida Jaraguá do Sul. Homenageando nossa gigante cidade, o OCP publicou, uma edição especial, como forma de perenizar esse momento na história.

Uma cidade é, em essência, um pouco de cada cidadão. Esse pouco de cada um, é o que vai moldando a identidade, o caráter e o tamanho da cidade. Obviamente, os indicadores estruturais de caráter econômico, social, político e cultural, são determinantes para dimensionar e qualificar uma cidade. No entanto, não determinam, necessariamente, sua grandeza, porque esse atributo transcende o tamanho físico.

A grandeza da cidade está no coração daqueles que a habitam, ou seja, é uma percepção particular que deriva do sentimento de pertença. Significa dizer que, não basta compor parte, mas sim, fazer parte ativamente, estar inserido, construir e ser construído mutuamente. Qualquer cidadão que se sinta inserido na cidade, compreende que transformar essa cidade não é tarefa exclusiva do poder público.

Jaraguaenses dotados de senso coletivo e cidadania, nutrem condutas contributivas visando o desenvolvimento e o bem comum. Manifestam atitudes sábias e construtivas como: plantar uma árvore, não sujar as ruas e praças, não poluir, reciclar seu lixo, cuidar de sua calçada, denunciar o vandalismo, respeitar a faixa de pedestres, dar carona ao colega de trabalho, doar parte de seu tempo a um voluntariado, contribuir com a polícia, cobrar e fiscalizar o poder público, dentre outras.

Esses entendem que, transformar uma cidade é uma missão coletiva. Então, que nossa gigante Jaraguá continue sendo digna de um pouco de cada cidadão. Assim, seguirá sendo vibrante e, “não haverá quem a suplante”.

A equipe da Rede OCP de Comunicação, juntamente com seus leitores assinantes e parceiros anunciantes, expressa felicitações aos 145 anos de Jaraguá do Sul, enaltecendo todos que contribuem para sua grandeza.