“Inclusão do tema identidade de gênero no currículo de base das escolas estaduais é alvo de críticas”

Foto Julio Cavalheiro/SECOM

Por: Áurea Arendartchuk

30/08/2019 - 05:08

O governador de Santa Catarina Carlos Moséis (PSL) postou vídeo em seu facebook esta semana em que presta esclarecimento, junto com o secretário de Estado da Educação Natalino Uggion, sobre a inclusão da “identidade de gênero” e diversidade sexual no Currículo Base da Educação Infantil e Fundamental em Santa Catarina. O assunto recebeu duras críticas na quarta-feira (28) de deputados na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).

Integrantes das bancadas do PSD, PL, PSC e PSL criticaram a inclusão do termo “identidade de gênero” no Currículo Base da Educação Infantil para 2019, da Secretaria de Estado da Educação (SED), durante a sessão da Alesc.

Querem destruir a família brasileira, fomos buscar informações, está em estudo, não chegou ao governador, está na secretaria de Educação e todas essas pautas serão cortadas”, adiantou Maurício Eskudlark (PL), líder do governo.

O documento que está sendo elaborado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Conselho Estadual de Educação, não chegou ainda às mãos do governador para homologação, e no vídeo, Moisés afirma que não teria conhecimento. Mesmo assim determinou à Secretaria que se faça uma avaliação e correções necessárias, inclusive com a reavaliação do Conselho. Vale destacar que a abordagem é para as turmas de 8º ano e portanto para adolescentes entre 13 e 14 anos.

“Quero deixar claro para os pais que têm interesse na educação de qualidade do Estado, que a base curricular que teria a abordagem de identidade de gênero é um tema que não permitiremos, principalmente em tenra idade na rede estadual de ensino”, comentou.

Além da polêmica na Alesc, nesta quinta-feira (29) a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Florianópolis para abertura do Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, promovido pela União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e também abordou o assunto, o qual é declaradamente contrária. “A ideologia de gênero é uma violência contra a criança. A família brasileira não quer mais essa discussão”, comentou a ministra.

 

Caropreso acompanha Lunelli em agenda na Capital

Comitiva formada pelo prefeito de Jaraguá Antídio Lunelli (MDB), secretários e assessores, participou ontem de uma série de reuniões em Florianópolis intermediadas pelo deputado Vicente Caropreso (PSDB). Uma das reuniões foi com o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade Carlos Hassler, em que houve a solicitação de recursos para a ligação Oeste entre a saída da BR-280 até a SC-110 em direção a Pomerode. “São ligações extremamente importantes para nossa região e que precisamos que o governo do Estado coloque em sua planilha de financiamentos”, comentou Caropreso.

A comitiva jaraguaense também participou de reunião com a secretaria de Estado do Desenvolvimento Social Maria Elisa De Caro, para pedir atenção à questão do abrigamento no município que recebe diariamente muitas famílias de fora. A comitiva jaraguaense também realizou reunião com presidente da Fesporte Rui Godinho quando foi abordado os Jogos Abertos de SC (Jasc) que será realizado em 2020 em Jaraguá.

Foto: Divulgação

 

Mirins

Os vereadores mirins da região vão participar de dois eventos importantes este ano, o primeiro será no dia 18 de setembro quando acontece o Encontro Estadual de Vereadores Mirins e o segundo nos dias 24 e 25 de outubro na Câmara Mirim Federal, em Brasília. Jaraguá do Sul selecionou 11 participantes e abriu mais vagas para as câmaras de Guaramirim, Massaranduba e Schroeder. A região será representada em Brasília com a Bancada da Avevi, já que as câmaras mirins também integram a associação.

Protocolo e Ouvidoria

A Prefeitura de Corupá disponibiliza de dois serviços solicitados há tempo pela população, o Protocolo e a Ouvidoria. O serviço de protocolo é encarregado do recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação de documentos, tornando possível acompanhar as solicitações entregues à administração. Já o serviço de Ouvidoria funciona como uma ponte entre a população e a administração municipal. A Ouvidoria pode ser acessada pelo corupa.sc.gov.br, telefone 3375-6527 ou direto na Prefeitura.

Fundo da infância

A Celesc fez a entrega simbólica de dois cheques, no valor de R$ 332,5 mil, um para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e outro ao Fundo do Idoso (FEI). Os recursos, que somam R$ 665 mil, devem ser investidos no desenvolvimento de ações voltadas aos públicos atendidos por eles.

Reforma Tributária

As propostas para a Reforma Tributária serão temas da palestra que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), fará nesta sexta-feira (30) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Maia é o segundo convidado do “Momento Brasil”, série de eventos que a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT promoverá com personalidades nacionais até o final do ano.

Protagonismo

De acordo com o presidente da ACAERT Marcello Corrêa Petrelli, o parlamento tem neste momento seu protagonismo junto ao Executivo para fazer o papel de modificar leis que deixaram o país refém dessa situação de um Estado pesado e do empresariado sobrecarregado.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger