Governo vai contratar empresa para recuperação da SC-108 em Guaramirim

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

02/07/2019 - 05:07

O governo do Estado lançou o edital de regime diferenciado de contratação de empresa especializada na prestação de serviços de elaboração de projeto executivo e execução de obras de contenções, recuperação de pavimentação, drenagens e ambiental no km 34,2 da SC-108, em Guaramirim.

O trecho está interditado desde fevereiro quando houve um deslizamento de terra naquela região. O prazo final para a entrega das propostas é 22 de julho. O valor destinado pelo governo federal para a obra é de R$ 2,7 milhões.

O prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP) comenta que infelizmente a obra vai demorar um pouco mais para sair do papel, por conta do trâmite de ter passado pelo governo federal para liberar os recursos para o governo do Estado.

Apesar disso, o gestor municipal destaca que a mobilização de autoridades e políticos de toda a região ajudou muito para a destinação de recursos e o processo andasse até chegar à  licitação.

“Pelo menos agora temos uma ação estabelecida e esperamos que não haja nenhum entrave neste processo para termos a obra iniciada o mais breve possível”, torce.

Nesta terça-feira, o prefeito estará em Florianópolis onde pretende se inteirar melhor do processo de contratação de empresa para a obra da SC-108 e também disse que vai oferecer o suporte do município ao governo, caso seja necessário.

Segurança

A ida do prefeito de Guaramirim à Capital também servirá para entrega de uma solicitação ao governo estadual para que o Município possa construir uma rotatória na SC-108 no acesso ao bairro Guamiranga. Segundo Luís Chiodini, muitas famílias que residem lá correm para o acesso ou saída do bairro e a solução seria uma rotatória na rodovia.

“Apesar da estrada não ser de responsabilidade do município e sim do Estado, não podemos ficar esperando por muito tempo uma obra no local, por isso, a própria Prefeitura pretende fazer. Só precisamos da autorização do governo estadual”, comenta o prefeito.

Revitalização de áreas de lazer

O deputado federal Carlos Chiodini (MDB) – ao fundo na foto, participou ontem da assinatura da ordem de serviço e início das obras da segunda etapa da Via Verde, em Jaraguá. Durante o evento, comandado pelo prefeito Antídio Lunelli (MDB), Chiodini anunciou o encaminhamento de uma emenda no valor de R$ 1 milhão para que sejam revitalizadas cerca de 10 áreas de lazer do município.

Segundo o parlamentar, as famílias jaraguaenses necessitam de espaços ao ar livre para levar os filhos para passear, fato que se nota no Parque Malwee, Ginásio Artur Müller e o próprio Parque Via Verde (ainda não totalmente concluído) que recebem muitos visitantes aos fins de semana.

Foto: Eduardo Montecino

Manifestação

Milhares de pessoas participam no domingo (30), na Praça Ângelo Piazera, no Centro de Jaraguá do Sul, do manifesto apoio ao Governo Bolsonaro, à reforma da Previdência, pacote anticrime, Operação Lava Jato e apoio ao ministro Sérgio Moro. A ação que ocorreu no município e várias cidades do país foi organizada nas redes sociais pelo Movimento Vem Pra Rua.

Árvores

Grupo de moradores do Bairro Rio Molha e o Clube de Aventureiros “Amiguinhos do Vale”, incentivados pelo vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), realizaram no domingo (30), o plantio de 20 mudas de manacás em parte da JGS-030, pavimentada no ano passado. O vereador comenta que deve ocorrer outra etapa de plantio com apoio da Fujama que destinará mais 100 mudas.

FGTS

A Defesa Civil de Guaramirim, divulgou a lista para que moradores entrem em contato sobre a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 15h, na sala junto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação – Rua Irineu Vilela Veiga, 222.

Recadastramento

Foi prorrogada para mais 90 dias o recadastramento de túmulos e jazigos do Cemitério Municipal de Corupá. A decisão, de acordo com a Prefeitura, dá mais tempo para que os familiares de pessoas sepultadas no local possam comparecer ao setor de arrecadação e regularizar a situação. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Não há cobrança de taxa.

Placas

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu a data de 31 de janeiro de 2020 para a implantação das Placas de Identificação Veicular (PIV) em todo o país. A resolução exclui a necessidade de alguns itens de segurança como película refletiva dos caracteres e ondas sinusoidais, além de não ser mais obrigatória em caso de transferência de propriedade sem alteração na cidade de domicílio do proprietário do veículo.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, a adoção do novo modelo de placa alfanumérico, com o formato três letras, um número, uma letra e dois números, pode resolver o problema da falta de combinação de caracteres para as placas do país.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger