Governador Carlos Moisés estabelece plano com 250 metas de gestão

Foto: Divulgação/GovernodeSC

Por: Áurea Arendartchuk

03/07/2019 - 05:07

Passados 180 dias à frente do Estado o governador Carlos Moisés (PSL) demonstra que seu foco são as medidas para eficientizar a gestão.

Se e no primeiro semestre, Moisés cortou as famigeradas ADRs, por meio da reforma administrativa, que também extinguiu o Deinfra e diminuiu duas secretarias de estado, seis secretarias executivas e duas autarquias, além de ter promovido cortes de um terço dos cargos em comissão,  para esta outra parte do ano, o governador vai tomar outras ações, muitas delas tendo como exemplo a iniciativa privada.

Esta semana, depois de divulgar um vídeo de seus seis meses de governo, Moisés começou a colocar em prática o sistema de metas dentro do governo.

Serão 250 objetivos que compreendem desde o fortalecimento do atendimento aos municípios e diminuição da burocracia para abertura de empresas, diminuição da evasão escolar, aumento da transformação de serviços em canais digitais, coibição da violência doméstica, entre outros, que deverão ser alcançadas pelos gestores de todas as áreas da administração pública estadual.

Os detalhes do sistema de avaliação de governo foram discutidos entre o governador, as equipes técnicas e o secretário de Administração Jorge Eduardo Tasca e secretária da Integridade e Governança Naiara Augusto.

De acordo com o governador, é dever do Estado trabalhar com metas, da mesma forma como faz a iniciativa privada que tem a gestão por resultados.

“Validamos um modelo de avaliação de desempenho com todos os indicadores. Ou seja, a gente traça uma meta, determina uma nota para cada item avaliado e verifica se os objetivos estão sendo atingidos ou se precisamos rapidamente fazer correções na forma de tratar cada questão”, explicou.

Parceria 

Uma parceria simples, mas que vai beneficiar a comunidade foi tomada esta semana entre o Grupo Lunelli, em Massaranduba, e a Secretaria de Educação do município. A empresa cedeu o campo de areia localizado anexo à unidade para o Centro de Educação Infantil  (CEI) Hulda Cardoso. Com isso, a partir de agora, as crianças podem utilizar o espaço em atividades esportivas e de recreação.

Na foto, o prefeito de Massaranduba Armindo Sésar Tassi (E), o secretário da Educação Cristiano Rodolfo Tironi e representantes do CEI e da empresa.

foto: Divulgação

Tecnologia

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul entrega na segunda-feira (8), às 9h, 1.290 chromebooks e 35 gabinetes de recarga para 30 unidades escolares e um centro de educação. O evento de entrega será no Centro de Inovação Jaraguá do Sul.

O investimento na tecnologia educativa é de R$ 3,4 milhões e deve beneficiar, segundo o secretário de Educação, Rogério Jung, 14 mil estudantes de anos iniciais e finais.

Avaliação

A Avaliação Institucional na Rede Pública Estadual da Educação Básica entrou no ar no começo desta semana e segue até domingo (7), podendo ser respondida pela comunidade escolar. O levantamento pretende identificar áreas e setores que requerem melhorias e mais investimentos pelo governo estadual. O questionário está disponível na página inicial do site www.sed.sc.gov.br

Movimentação

Integrantes do PTB jaraguaense reuniram-se esta semana para discutir as eleições de 2020. Segundo o presidente do partido, vereador Marcelindo Gruner, será uma eleição difícil devido ao número de candidatos a vereador, entre 180 e 200.

Até o dia 28 de setembro quando acontece um evento da sigla, Gruner diz que pretende anunciar o atingimento da meta de mil filiados, o que reforça a posição do partido entre os cinco maiores do município.

Antecipação

No começo do ano o governador Carlos Moisés chegou a dizer que o Estado poderia não ter recursos para pagar o 13º dos servidores, devido as contas estouradas do governo. Agora o panorama mudou, ontem foi anunciada que antecipação se dará em duas etapas. A primeira parcela, de 25% do valor, paga no dia 19 de julho, outros 25% em 19 de agosto e o restante em 17 de dezembro.

Reforma

Estados e municípios podem ficar mesmo de fora do relatório da reforma da Previdência (PEC 6/2019) apresentado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). A informação foi dada pelos líderes partidários da Câmara.  Precisa haver um entendimento entre estados e municípios para que o assunto vá ao Plenário até a próxima semana.

Adote o Verde

O prazo do segundo edital de chamamento público para adesão ao Programa Adote o Verde, da Prefeitura de Jaraguá do Sul, encerra no dia 12. Neste edital, 51 canteiros e praças estão relacionados para adoção, que são do primeiro edital, quando havia 58 locais e sete foram adotados.

Os espaços podem ser adotados por pessoas jurídicas ou físicas e em contrapartida, as áreas poderão ser utilizadas para colocação de placas de publicidade.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger