As Associações Empresariais da Amvali entregaram ontem, ao secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade Thiago Vieira, que representou o governador Carlos Moisés durante ato em Guaramirim, documento que pede a priorização do Governo do Estado quanto à priorização de obras de infraestrutura na região.

Assinado pelas diretorias da Aciag (Guaramirim), Acijs (Jaraguá do Sul), Aciac (Corupá), Acias (Schroeder) e Massaranduba (Aciam), o documento pede que o governo estadual assegure aos municípios condições de desenvolvimento, seja no apoio a investimentos já realizados por empresas, quanto na expectativa de retomada da economia no pós-pandemia.

As entidades empresariais também destacaram que há o reconhecimento do setor produtivo aos investimentos realizados, salientando a própria duplicação da rodovia federal em seu trecho urbano e, agora, de competência do Governo do Estado. Entretanto, as lideranças registram, no ofício, “a preocupação da comunidade regional em relação à manutenção/recapeamento/sinalização da rodovia SC-108, trecho entre Guaramirim e Massaranduba, considerando a precariedade atual da referida via.”

Neste sentido, o pleito apresentado tem o propósito de assegurar melhores condições de mobilidade, principalmente à segurança de seus usuários e o desenvolvimento econômico regional. Busca, ainda, o comprometimento da administração estadual em dar celeridade na conclusão das obras da BR-280 na parte estadualizada.

A preocupação das lideranças é justificada diante de obstáculos que têm surgido para a execução mais rápidas dos serviços em alguns pontos do trecho, como é o caso do elevado sobre linha férrea, nas proximidades da antiga empresa Mannes, e na Ponte do Portal.

Governador não pode comparecer ao evento de Guaramirim

O governador Moisés (Republicanos), cancelou a agenda que cumpriria ontem em Guaramirim, onde viria para anunciar a construção do acesso ao Complexo Multimodal e demais investimentos na cidade. De acordo com a assessoria, Moisés alegou sintomas de Covid-19 e se manteve afastado dos eventos marcados para o dia.

Ele foi representado pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade Thiago Vieira, que, acompanhado do prefeito Luís Antonio Chiodini (PP), assinou as ordens de serviço para construção do Complexo Multimodal.

Ao todo, foram R$ 71 milhões em investimentos anunciados a partir do Plano 1000 para Guaramirim que também incluem obras de pavimentação de importantes vias da cidade e para compra de insumos para o Hospital Santo Antônio.

Eleições

Na quarta-feira, Moisés esteve em Blumenau onde compareceu a um evento da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Na ocasião, o governador teria sido questionado durante coletiva com a imprensa blumenauense sobre o anúncio pelo MDB de aliança para que Antídio Lunelli seja seu vice nas próximas eleições. A resposta dada por Moisés foi de que seu partido está avaliando as possibilidades neste momento sem carimbar em definitivo o MDB como vice na chapa.

Manifestação de apoio

Vários cartazes agradecendo ao governador Carlos Moisés pelos recursos destinados a obras em Guaramirim foram colocados nas paredes do Salão Paroquial da Igreja Luterana da cidade onde foram assinados convênios do Plano 1000 ontem. Apesar do governador não ter conseguido participar do ato, o registro demonstra o reconhecimento.

 

Foto: Fabio Junkes