“Dois jaraguaenses são selecionados para o Renova BR”

fotos: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

19/07/2019 - 05:07

O Renova BR, iniciativa que nasceu na sociedade civil com o objetivo de preparar novas lideranças para entrar para a política, divulgou recentemente a seleção dos novos bolsistas para fazer parte de um curso de formação. De um universo de 31 mil inscritos no País, dois jaraguaenses estão entre os selecionados, Emanuela Wolff chefe de gabinete do prefeito Antídio Lunelli (MDB) e um dos fundadores do partido Novo no município Rodrigo Livramento.

O Movimento Renova BR, que teve o apresentador Luciano Huck como um dos seus idealizadores e financiadores, funciona como uma espécie de fundo que atua na formação de novos quadros políticos. Os bolsistas, escolhidos por meio de provas e entrevistas, passam por um processo de formação.

Emanuela, Manu como é conhecida, tem se destacado no cenário político jaraguaense, fazendo parte tanto das articulações políticas quanto administrativas da gestão atual. Já foi também secretária de Assistência Social e de Saúde no governo de Dieter Janssen e assessorou a vice-prefeita Rose Vasel na administração de Moacir Bertoldi.

Rodrigo Livramento começa a despontar na política jaraguaense. Com apenas 23 anos, é um dos responsáveis por fundar o partido Novo em Jaraguá do Sul que iniciou com apenas cinco pessoas em 2016 e hoje já conta com mais de 150 filiados.

Na última eleição, 16 candidatos que participaram do Renova BR se elegeram. Eles fazem parte de partidos de centro, direita e esquerda. No programa desta edição do curso do Renova está a formação de lideranças municipais. Neste ano, as aulas serão online com acompanhamento de tutores. Na segunda parte, em 2020, os destaques da primeira etapa terão um intensivo presencial visando a formação.

Pulverização aérea

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi (PSD) acompanhou esta semana, em Florianópolis, grupo da Associação dos Bananicultores do município – Asbanco que solicita à Assembleia Legislativa a derrubada do Projeto de Lei que proíbe a aplicação de defensivos agrícolas por meio de aviões, helicópteros e drones.

Gottardi e o grupo recebeu a informação dos deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça que o projeto receberá parecer contrário à sua tramitação. Caso fosse aprovado, iria prejudicar não apenas os bananicultores, mas a todos os demais agricultores que se utilizam de defensivos agrícolas. Também na Capital, o prefeito corupaense garantiu apoio financeiro da Alesc no valor de R$ 20 mil para a festa pelo Dia da Banana, que acontece em agosto.

Foto: Divulgação

Correção

O prefeito Antídio Lunelli (MDB) disse ontem que em nenhum momento disse que o governo do ex-prefeito Dieter deixou déficit de R$60 milhões. “O que tenho dito é que se não tivéssemos tomado nenhuma medida quando assumimos chegaríamos ao fim de 2017 com esse valor de déficit na Prefeitura”, comentou.  Antídio destacou ainda que tem um bom relacionamento com o ex-prefeito Dieter Janssen (PP).

Continuidade

O partido do ex-prefeito Dieter Janssen faz parte do governo atual e que ajudou a eleger Antídio Lunelli. Dieter lembra que teve mais da metade de seu governo afetado pela crise nacional que trouxe muitos problemas financeiros para a maioria dos municípios brasileiros. Na época precisou adotar medidas de economia para enxugar a máquina pública, realizar obras e manter o salário do funcionalismo em dia. Muitas das ações do governo de Dieter foram continuadas e aperfeiçoadas pelo atual governo.

Mulheres na Praça

Ocorre neste sábado (20) a partir das 9h, a segunda edição do Mulheres na Praça. O evento integra a programação de aniversário de Jaraguá do Sul e vai reunir na Praça Ângelo Piazera entidades e ações de trabalho e apoio a políticas públicas para mulheres no município, contemplando as áreas de segurança, saúde, cultura e assistência social. O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Prefeitura de Jaraguá do Sul e entidades que lutam pela melhoria da qualidade de vida da mulher.

Agosto Laranja

O prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP) sancionou este mês a Lei nº 4626/2019, que institui no município Agosto Laranja. Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura e a Apae poderão executar ações de conscientização e atividades e ações de conscientização e prevenção às deficiências.

Campanha do agasalho

A Autarquia Águas de Corupá realiza a campanha de agasalho da entidade. Interessados em doar podem procurar a autarquia que fica na Rua Francisco Mees, nº 1925, no bairro XV de Novembro, de segunda a sexta-feira das 8às 12h e das 13h15 às 18h

Suspensos

A Executiva Nacional do PDT decidiu abrir processos disciplinares contra oito integrantes da bancada do partido que votaram a favor da reforma da Previdência. Todos estão suspensos de suas representações partidárias até a conclusão dos processos. Estima-se que a sigla levará até 60 dias para decidir se os políticos serão punidos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger