Definida a empresa que fará as obras que completam a duplicação do trecho estadual da BR-280

O Consórcio Cetenco – DP Barros foi o vencedor da licitação para a construção das obras de arte especiais que compreendem sete ligações como pontes, viadutos e passagens subterrâneas, que serão incorporadas ao trabalho de duplicação do trecho estadualizado da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.

O resultado foi divulgado no Diário Oficial do Estado de terça-feira (9). Agora a próxima etapa é a assinatura do contrato com a empresa, seguida da emissão da ordem de serviço para o início dos trabalhos no trecho. O valor de investimento previsto é de R$ 54 milhões.

As sete passagens serão implantadas no trecho entre o entroncamento da rodovia SC-413 (para Joinville) e o entroncamento da rodovia SC-416 (para Schroeder), numa extensão de 9,4 quilômetros.

As obras desta etapa compreendem: a ponte sobre o Rio Itapocuzinho (Ponte do Portal); viaduto sobre a Linha Férrea; viaduto Guamiranga; passarelas de pedestre nos quilômetros 53, 56 e 58, além de duas passagens inferiores (uma no km 51 e outra no km 58)

Corredor logístico

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade Thiago Vieira, a BR-280 é um importante corredor logístico sendo que a duplicação vai melhorar o trânsito de toda a região.

Com investimento de R$ 96,3 milhões, somente para a primeira etapa, a duplicação do trecho estadualizado da BR-280 faz parte do programa Novos Rumos, do governo estadual. A obra foi retomada em novembro de 2019 e liga Guaramirim e Jaraguá.

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) destaca que a duplicação do trecho estadualizado da BR-280 é a maior obra do Estado atualmente, sendo um compromisso que vem sendo honrado pelo governo de SC.

Avanço

A Acijs destacou o anúncio da empresa que fará obras de arte na BR-280 como um “avanço significativo” para a conclusão efetiva do projeto de duplicação.

“É com certeza o avanço mais significativo desta obra nos últimos meses. As obras de arte complementares são extremamente importantes para que tenhamos uma solução completa porque sem elas pouco adiantaria termos a duplicação deste trecho e convivermos com gargalos em pontos vitais como esses onde essas melhorias estão localizadas”, comenta o presidente da Acijs Luis Hufenüssler Leigue.

O empresário ressalta ainda que a articulação pela agilização dos serviços, evitando que o projeto sofra interrupções, continua na pauta da classe empresarial e demais segmentos organizados na região.

Chiodini é o novo presidente da Comissão de Viação e Transportes

O deputado federal jaraguaense Carlos Chiodini (MDB) foi eleito ontem presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Único catarinense a presidir uma Comissão na Casa de Leis em Brasília, Chiodini diz que recebe a missão com muita alegria, mas que sabe do desafio que lhe aguarda.

“A infraestrutura é um dos principais gargalos do nosso país e sabemos que é essencial para o desenvolvimento socioeconômico”, escreveu em uma rede social. Fica evidente que as reivindicações de Jaraguá do Sul ganharão um novo foco, como a conclusão da duplicação das BRs 280, 282, 153 e 470.

“Vamos brigar com ainda mais garra para executar obras importantes para o nosso estado”, destaca Chiodini lembra da necessidade atenção especial aos portos. “Vamos cobrar mais respeito por Santa Catarina, por isso também agradeço ao meu partido, o MDB, pela oportunidade”, destacou.

Homenagem

O governador Carlos Moisés também lamentou a morte e se solidarizou aos amigos e familiares do empresário Ademar Duwe que faleceu ontem aos 82 anos. Em nota, o governador destacou: “Duwe dedicou uma vida de trabalho, empreendedorismo e atuação marcante tanto na trajetória pública, como na iniciativa privada. Em reconhecimento a essa história de contribuição ao Estado, queremos expressar nossa homenagem e solidariedade à família.”