Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Coronavírus: Prefeitura de Jaraguá do Sul prorroga suspensão do transporte coletivo e eventos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

01/08/2020 - 06:08 - Atualizada em: 02/08/2020 - 11:44

O Comitê de Extraordinário da Covid-19 de Jaraguá do Sul anunciou em uma live no começo da noite de sexta-feira (31) que o decreto publicado no dia 20 de julho que proibiu a circulação do transporte coletivo, realização de eventos religiosos e de treinos de esportes coletivos ou individuais de contato será prorrogado a partir do dia 5 de agosto por mais cinco dias.

Participaram da live a presidente do Comitê Emanuela Wolff, o secretário de Saúde Alceu Moretti e o médico Rodrigo de Souza.

As normas foram estabelecidas para o enfrentamento à pandemia do coronavírus no município e são válidas para todas cidades que integram a Amvali.

Bares, lanchonetes, pubs, confeitarias e estabelecimentos congêneres continuam com horário reduzido de funcionamento para atendimento presencial de segunda a sábado das 6h às 18h, e nos domingos podem atender das 10h às 15h. A prorrogação do decreto tem base no aumento diário de casos do coronavírus na região.

Autonomia

Ainda na sexta-feira, a presidente do Comitê Emanuela Wolff, enviou um documento ao governador Carlos Moisés (PSL) com demandas relacionadas à pandemia. Nele, o Comitê solicita ao Estado que seja mantida a autonomia dos municípios para definição das regras de isolamento social, proteção epidemiológica e manutenção da atividade econômica.

Outro pedido encaminhado ao governador foi que o Estado intensifique os investimentos e ações para criação de novas estruturas de saúde e manutenção das existentes, além de promover orientações pautadas em dados técnicos sobre como cada região catarinense deve gerir a crise provocada pelo coronavírus.

MP cobra na Justiça que governo de SC adote ações para evitar colapso na saúde

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) requereu judicialmente ajustes urgentes no processo decisório do modelo de regionalização adotado pelo Estado para enfrentamento da Covid-19, para evitar o colapso do sistema de saúde.

A ação civil pública, assinada pelo Procurador-Geral de Justiça Fernando da Silva Comin, pelo titular da 33ª Promotoria de Justiça da Capital Luciano Trierweiller Naschenweng, e por mais 65 promotores de Justiça que atuam na área da saúde em todas as regiões do Estado, foi protocolada na quinta-feira (30), após a instituição esgotar todas as tentativas consensuais para que o Estado reassuma o controle da saúde onde não houver entendimento entre os municípios.

Sem fechamento

A ação, segundo o MPSC não exige a adoção de qualquer medida de restrição específica, nem mesmo do denominado “lockdown”. O que o MP busca é que o Estado não se omita no processo decisório das ações de combate à pandemia, delegando a responsabilidade exclusiva de seu enfrentamento aos Municípios, ainda mais no cenário atual, que demonstra a dificuldade de ações integradas por esses entes, e a taxa atual de expansão da doença, com matriz de risco gravíssimo em quase todas as regiões do Estado.

Visitas virtuais

Os alunos do 5º ano do Centro Educacional Loni Emmendoerfer participaram na sexta-feira (31), do programa Alunos no Legislativo, da Câmara de Jaraguá. As visitas, agora no formato virtual, complementam as atividades da grade curricular das escolas e são uma forma de estreitar os laços com Câmara.

O coordenador do programa Joel Luís Corrêa (foto), fez uma palestra e os estudantes tiraram dúvidas sobre os trabalhos do Poder Legislativo com a visita vitual à Casa. Estudantes interessados podem participar mediante agendamento prévio.

Foto: Divulgação

CURTAS

Auxílio

Os agricultores familiares do Estado, atingidos pelo ciclone bomba há um mês, poderão acessar crédito de custeio e investimento sem juros. A medida foi possível pela parceria dos governos federal e do Estado. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Tereza Cristina, anunciou a redução de taxa de juros do Pronaf para 2,75% ao ano – valor totalmente coberto pelo Projeto Recupera SC – Menos Juros.

Valores

Em SC, os produtores que acessarem o Plano Safra terão apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural no pagamento de juros. O Programa Recupera SC destinará R$ 3,6 milhões para subvenção aos juros de financiamentos contraídos para recuperação de áreas atingidas pelo ciclone bomba. Com o programa, os produtores rurais e pescadores poderão adquirir financiamentos junto aos agentes bancários, num limite de R$ 40 mil e com prazo de até oito anos para pagar.

Programa

A secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Guaramirim, informou que encerrou as inscrições no município do programa Minha Casa, Minha Vida e que não há previsão de um novo programa habitacional. A lista de espera conta com mais de 400 pessoas.

Moradias

O programa Minha Casa Minha Vida conta com dois condomínios, ambos no bairro Corticeira, totalizando 500 moradias. Todas as vagas já foram destinadas às pessoas que participaram do processo e que seguiam os critérios estabelecidos pelo governo federal.

Acolhimento

O serviço de acolhimento emergencial e provisório na Casa de Passagem de Jaraguá, destinado para pessoas em situação de rua, foi flexibilizado e ampliado desde março, em função do frio e da pandemia de coronavírus. Trabalho conjunto com a Média Complexidade, que desenvolve o Serviço Especializado em Abordagem Social analisa a situação e as condições em que a pessoa se encontra, além de oferecer o acolhimento. Muitas vezes, o acolhimento só é aceito depois de várias abordagens.

Esclarecimento

A Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) promoveu reunião com secretária da Saúde Cheila Patrícia Rohweder e com o supervisor da pasta, Marcelo Deretti esta semana. O tema foi o aumento de casos confirmados em Guaramirim e as mortes por Covid. Cheila e Deretti esclareceram algumas dúvidas dos diretores da entidade como, por exemplo, o exame rápido e o teste PCR, o monitoramento dos pacientes com suspeita e confirmados da doença.

Fundo

O presidente da Aciag Gilberto Ronchi, destacou a atuação do fundo solidário, formado por várias entidades do município e que tem auxiliado na compra de equipamentos para hospital Santo Antônio.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.