Contas de 2020 da Prefeitura jaraguaense são aprovadas

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

23/03/2022 - 06:03

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul votou e acatou na sessão realizada na terça-feira (22), o projeto de decreto n° 1/2022 da Comissão de Finanças e Orçamento que aprovou as contas do exercício financeiro de 2020 da Prefeitura jaraguaense.

A comissão é formada pelos vereadores Luís Fernando Almeida (MDB), que é o presidente, Anderson Kassner (PP) vice, e Jeferson Cardozo (UB). As contas foram aprovadas pela unanimidade dos vereadores e a votação será comunicada ao TCE.

A matéria tem como base o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), que destacou alguns bons números da Administração, como o controle nos gastos com pessoal que ficaram em 36,5% do orçamento, respeitando os limites legais e prudenciais previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Também foram destacados os bons números da cidade nas áreas de segurança pública, que teve uma taxa de homicídio de 1,7 por cada 100 mil habitantes, e saneamento básico, que teve percentual de 99,8% da população atendida com acesso à água potável. Os sete conselheiros do Tribunal que julgaram o parecer votaram favoráveis à aprovação.

Durante a discussão do projeto de decreto, os vereadores do Novo, Sirley Schappo e Rodrigo Livramento, apontaram algumas advertências feitas pelo TCE, como as metas de presença das crianças nas escolas em que Jaraguá teve índice de 80,74% em 2020 para alunos de 4 e 5 anos quando a meta é de 100% e para as idades de 0 a 3 anos, com índice de 42,31% devendo chegar a pelo menos 50%.

Também foi destacado as metas do Plano Nacional de Saúde, atingidas em 30% e o déficit da previdência dos servidores municipais.

 

Lunelli renuncia a Prefeitura de Jaraguá do Sul no começo de abril

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, pré-candidato do MDB ao governo do Estado, informou ontem que deixará o comando do município no próximo dia 2 de abril, às 15h. Inicialmente Lunelli havia dito em entrevista ao OCP que sairia no dia 31 de março. Dois de abril é a data limite que os detentores de cargos eletivos devem renunciar ao posto para disputar as eleições de outubro.

Ontem o prefeito esteve na sede do Diretório Estadual do partido em Florianópolis, com seu vice-prefeito, Jair Franzner onde também tratou da transição da administração de Jaraguá do Sul. Com a renúncia de Antídio, o vice-prefeito Jair também do MDB, assume a administração da cidade. Eleito pela primeira vez em 2016, Lunelli foi o primeiro prefeito reeleito de Jaraguá do Sul. Vitória conquistada em 2020, com mais de 70% dos votos.

Destaque

Durante os quase 6 anos sob o comando do empresário, a cidade cresceu e tornou-se referência nacional com a implementação de uma administração baseada na desburocratização e na transparência. No final do ano passado, o município recebeu o Prêmio Cidades Excelentes, na categoria “Pilar Desenvolvimento Econômico” para cidades com mais de 100 mil habitantes.

Após deixar a Prefeitura, Antídio deve se dedicar exclusivamente à campanha ao governo. Há um ano ele já vem realizando roteiros pelos municípios do estado, para dialogar com a base emedebista. Nas últimas semanas, Lunelli intensificou uma agenda de encontros com lideranças de outros partidos e com pré-candidatos do MDB a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.

Foto: Divulgação

 

 

 

Reajuste

A Câmara de Vereadores de Corupá aprovou no começo da semana o projeto enviado pela Prefeitura, que concede 21% de reajuste nos salários dos servidores – sendo 13,5% que já incidirão nos vencimentos deste mês e outros 6,68% que serão concedidos em agosto. Paralelamente, também houve a aprovação da equiparação dos salários dos professores ao piso nacional da categoria.

O prefeito Luiz Carlos Tamanini enfatizou a recuperação total das perdas salariais dos funcionários municipais e ressaltou que o poder Executivo estuda ainda a possibilidade em elevar o valor do vale alimentação, atualmente em R$ 410 proporcionalmente, um dos maiores da microrregião.