Começa a ser discutida na Câmara de Jaraguá do Sul, uma proposta que é mais do que necessária ainda mais hoje em que a população cobra uma postura exemplar de seus representantes políticos. Trata-se do Código de Ética dos Vereadores que foi lido em plenária esta semana.

O Projeto de Resolução nº 18/2019, de autoria da mesa diretora da Casa, estabelece os princípios éticos e as regras básicas de decoro que devem orientar a conduta dos que estejam no cargo de vereador.

No exercício do mandato, o parlamentar atenderá às prescrições da Lei Orgânica, Regimento Interno e às contidas no Código, sujeitando-se aos procedimentos e medidas disciplinares nele previstos. A diretriz contará com 68 artigos e que foram levantados desde o começo do ano entre a mesa diretora e os setores técnicos do Legislativo.

Segundo o presidente da Câmara Marcelindo Carlos Gruner, a aprovação do Código é o primeiro passo para o estabelecimento de uma estrutura ética mais exigente e mais afinada com os anseios de uma conduta parlamentar adequada.

“Vai normatizar as ações do vereador, já que hoje não temos nada que puna condutas inadequadas dos parlamentares. O Legislativo deve encarar a questão ética como prioridade, consagrando a transparência e vedando eventuais abusos”, destacou.

O projeto do Código de Ética também prevê a formação do Conselho de Ética da Câmara, que será constituído por três vereadores membros titulares e dois suplentes, eleitos para mandato de dois anos, observado quando possível, a proporcionalidade partidária.

 

Manu sai do MDB para estruturar o Podemos

A chefe de gabinete do prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli, Emanuela Wolf, assinou sua desfiliação do MDB. Manu, como é conhecida, comenta que vai auxiliar a estruturação do partido Podemos no município que tem o objetivo de construir um novo caminho político, com novas lideranças e novas ideias. Manu militava desde 2001 no MDB e destaca que sai sem qualquer atrito com o partido.

“Saio deixando muitos amigos, mas confiante que esse novo grupo que está se formando pode contribuir bastante para melhorar a política e o debate”, comentou.

Relacionamento

Sobre sua condição de chefe de gabinete, e portanto, pessoa de confiança do prefeito, Manu disse que continua inalterada. “Antes mesmo de sair do MDB, comuniquei sobre minha decisão ao prefeito e tive o consentimento dele”, completou.

Outro que vai para o Podemos é diretor de decisões administrativas da Prefeitura de Jaraguá João Berti, que também pediu desfiliação do PP esta semana. A comissão provisória da Podemos será apresentada nos próximos dias.

Abaixo-assinado para rotatória

Moradores e lideranças comunitárias do bairro Escolinha, em Guaramirim, entregaram esta semana ao prefeito Luís Antônio Chiodini, abaixo-assinado com mais de três mil assinaturas, solicitando a construção de rotatória no trecho urbano da BR-280, no acesso das ruas Ervino Hanemann e Lauro Zimmermann.

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano já possui projeto para a construção dos acessos no local. O prefeito comenta ainda que já foi solicitado junto a Secretaria de Estado da Infraestrutura a autorização para que a prefeitura possa fazer a obra naquele trecho. A rotatória é uma reivindicação antiga daquela comunidade.

Foto: Divulgação

Articulação

A executiva do MDB de Corupá reuniu-se esta semana para discutir as ações desenvolvidas pelo partido no município. Segundo o ex-prefeito Luiz Carlos Tamanini, assessor parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini, o parlamentar está pleiteando recursos para a compra de automóvel e pavimentação no município.

Outro assunto da reunião foi a eleição para a presidência do partido que deverá ocorrer em outubro e as eleições municipais do próximo ano. O sigla conta atualmente com 825 filiados no município.

Renova BR

O empresário Leandro Schmokel, do Novo, é o terceiro jaraguaense que foi selecionado para participar do Renova BR, movimento que promete formar lideranças capazes de transformar a política brasileira.

Além dele, Manu Wolf que estará no Podemos agora e Rodrigo Livramento, do Novo, também foram selecionados. A comunicação da entrada de Leandro no programa veio na sexta-feira (19) quando ocorreu a segunda chamada. Até o momento de um universo de 31 mil inscritos no País, três jaraguaenses estão entre os selecionados.

Vice-presidente faz palestra em Florianópolis

O vice-presidente Hamilton Mourão, esteve em Florianópolis na sexta-feira (19) a convite da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). Mourão destacou que não iria dar uma palestra, mas sim uma conversa sobre os desafios que o país enfrenta e quais são os grandes objetivos e as metas do governo Bolsonaro.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger