Bernadete Hillbrecht é a única mulher eleita presidente do Legislativo em 2021 na região

Foto Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

06/01/2021 - 05:01

Interina: Verônica Lemus

 

Das cinco Câmaras Municipais da microrregião, apenas uma será presidida por uma mulher em 2021.

A única parlamentar eleita em Corupá, Bernadete Hillbrecht (PSD), ex-secretária de Saúde do município, foi a eleita para o comando da Casa no primeiro ano da atual legislatura.

Bernadete atuou por seis anos na Secretaria de Saúde e já foi vereadora no município, em 2005 a 2008. Por duas vezes a parlamentar assumiu a Presidência em seu primeiro mandato. Pela experiência, novamente foi conduzida ao cargo, em eleição unânime de chapa única.

“O que a gente mais pensa é fazer um trabalho em conjunto com todos os seis partidos que integram a Câmara, nunca Corupá teve tantos partidos no Legislativo, eram sempre dois ou três. Então será um trabalho voltado, não só partidário, mas a todo o município e em harmonia com o Executivo”, afirma a presidente, sobre seu objetivo na Casa.

Pelo Regimento Interno, a presidência em Corupá é eleita para dois anos de mandato, mas o período será dividido: em 2022, o cargo deve ser ocupado o atual vice-presidente da Câmara Felipe Rodrigues (PSDB).

A Mesa Diretora de Corupá ainda é composta pelo primeiro secretário Benjamin Tamanini (MDB) e Loacir Campregher (PP) como segundo secretário.

Assessoria jurídica

Em Corupá, os presidentes da Câmara de Vereadores têm a prerrogativa de nomear um indicado de confiança para a posição de assessor jurídico do Legislativo.

Neste ano, a presidente Bernadete Hillbrecht (PSD) indicou o advogado Hermann Suesenbach para o cargo comissionado. Suesenbach conta com experiência de seis mandatos como vereador no município e prestará assessoria a todos os parlamentares da Casa.

Gestão completa do Samae

O Samae de Jaraguá do Sul assumiu em 2020 a gestão completa do sistema de saneamento básico do município, e se torna uma das poucas empresas públicas do Brasil a atingir o feito.

Desde o começo do ano passado, a autarquia mantém sob o seu comando as quatro vertentes do saneamento: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Segurança Pública em SC

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Charles Alexandre Vieira, tomou posse nesta segunda-feira como presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, comitê que gerencia a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

A solenidade de posse foi realizada por videoconferência com o governador Carlos Moisés e todos os integrantes do Colegiado.

“É um compromisso nosso fazer com que a Segurança Pública esteja nas mãos de quem entende. Nossos números mostram que está dando certo. Todos os órgãos de segurança de Santa Catarina são modelos para o país e é positivo para os catarinenses que estejam à frente da tomada de decisões”, frisou o governador durante a solenidade.

 

Telegram Jaraguá do Sul