Aprovado projeto sobre tarifas para micro e minigeradores de energia

Foto: Gabriel Jabur/Agência Câmara de Notícias

Por: Áurea Arendartchuk

20/08/2021 - 06:08

A Câmara dos Deputados aprovou esta semana o projeto que estabelece uma transição para a cobrança de encargos e tarifas de uso dos sistemas de distribuição por parte dos micro e minigeradores de energia elétrica. A proposta (PL 5829/19), de autoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), será enviada ao Senado, informou a Agência Câmara.

O texto aprovado em Plenário é o substitutivo do relator, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG). Segundo o texto, até 2045 os micro e minigeradores já existentes pagarão os componentes da tarifa somente sobre a diferença, se positiva, entre o consumido e o gerado de forma alternativa e injetado na rede de distribuição, como ocorre atualmente.

A regra valerá ainda para consumidores que pedirem acesso à distribuidora, por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), em até 12 meses da publicação da futura lei. Para contar com o benefício, esses novos geradores terão prazos para iniciar a injeção de energia no sistema, contados do parecer favorável da distribuidora que variam de 120 dias a 30 meses conforme a fonte de energia gerada.

O texto define como microgeradores aqueles que geram até 75 kW de energia de fontes alternativas (fotovoltaico, eólico, biomassa e outros) em suas unidades consumidoras (em telhados, terrenos baldios, condomínios, sítios); enquanto minigeradores são aqueles que geram mais de 75 kW até 5 mil kW. A partir de 2045, esse limite passa para 3 mil kW nessa definição.

O projeto prevê ainda uma transição de sete anos no pagamento dos encargos para aqueles que começarem a geração depois de 12 meses da nova lei. Esses encargos são relativos à remuneração dos ativos do serviço de distribuição, da depreciação dos equipamentos da rede. Dados apontam que desde 2012, esses geradores foram responsáveis pela criação de mais de 140 mil empregos e arrecadação tributária de R$ 6 bilhões no período.

Grandes usinas

Em relação às grandes usinas de geração de energia fotovoltaica para venda no Ambiente de Contratação Livre ou para autoconsumo, o texto aprovado prevê a apresentação de estudo simplificado contendo os dados de pelo menos um ano de medição realizada por satélite ou estação que mede a incidência de raios solares instalada no local do empreendimento.

Assinada ordem de serviço para ampliação de creche e escola em Guaramirim

O prefeito de Guaramirim Luis Antonio Chiodini (PP) assinou na quarta-feira, a ordem de serviço para ampliação no Centro de Educação Infantil e escola, no bairro Guamiranga. As melhorias, a serem realizadas com recursos próprios que chegam a cerca de R$ 283 mil e contemplam a construção de uma nova sala de aula, área coberta e banheiros.

A ampliação principalmente da creche atende a necessidade da comunidade na oferta de vagas. “Estamos fazendo investimentos necessários para garantir estrutura compatível com as necessidades das comunidades escolares tornando assim lugares melhores para nossos profissionais, alunos e familiares”, disse o prefeito.

Foto: Divulgação

 

Procuradoria da Mulher

A deputada Marlene Flenger (PSD) encaminhou esta semana na Alesc, moção de congratulações ao presidente do Legislativo Onésimo Sell (MDB) e os demais vereadores pela instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Jaraguá do Sul.

A instalação ocorreu na noite de ontem. A procuradoria terá a função de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, as denúncias de violência e discriminação contra a mulher. Vai também sugerir, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como garantir os direitos da mulher.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.