“Valorize a sua fachada”

Por: Eixo 11

14/02/2019 - 09:02 - Atualizada em: 14/02/2019 - 09:56

A fachada é o cartão de visitas da nossa casa – ela diz muito sobre o seu proprietário e evidencia o seu estilo. Por falar nisso, como anda a fachada da sua casa?

Meio caidinha, com ares antigos? Pois então chegou a hora de dar uma renovada no visual.

A frente da casa é o cartão de apresentação da sua família e precisa causar uma boa impressão. Existem maneiras de criar uma fachada que traga sensações às pessoas, como por exemplo, o acolhimento.

Qual o melhor lugar para se retornar ao final do dia de trabalho ou de uma viagem? A nossa casa, ao “Lar Doce Lar”. Sendo assim, para proporcionar ainda mais satisfação de retornar para casa, nada melhor do que deixá-la com a nossa “cara” e do jeitinho que sempre sonhamos.

Junto com essa satisfação, a renovação da fachada também causa uma ótima impressão aos visitantes, além de valorizar o imóvel para uma possível venda.

A apresentação da fachada de uma residência traz uma leitura quanto ao estilo arquitetônico: se a residência é mais rústica, caminhos e cercas de madeira podem dar um toque especial; se a casa é moderna, um projeto paisagístico com uma iluminação de destaque traz ainda mais beleza ao imóvel.

A necessidade da ampliação é um ótimo momento para aproveitar e reformular a fachada, pois é preciso harmonizar o novo ao existente. Renovando o telhado, um novo muro frontal, valorizando o jardim através do paisagismo, ou simplesmente renovar com ajuda de novos revestimentos e acabamentos atualizados, no final você pode ter um resultado surpreendente.

Atualmente é possível fazer pequenas reformas e já valorizar a sua residência, pois há uma grande variedade de opções de acabamentos com preços acessíveis, depende do quanto você quer investir.

As soluções arquitetônicas que forem projetadas somadas com os materiais empregados serão os protagonistas da sua reforma de forma simples, estética e funcional.

Você pode buscar mais informações com um profissional de arquitetura, pesquisar sobre as novas tendências na internet ou em revistas específicas do assunto. Lembre-se que, ao selecionar os produtos e materiais que lhe agradam, fatores importantes devem ser considerados: preço, durabilidade dos materiais, segurança e funcionalidade, pois eles influenciarão muito o resultado final, tanto econômica quanto esteticamente.

Jeanita Bonato – CAU/SC A135996-7 – Arquiteta e Urbanista

Mariana Silva – CAU/SC 199214-7 – Arquiteta e Urbanista