“Tendências em iluminação”

A iluminação no ambiente é fundamental para abrilhantar todos os projetos, podendo assim destacar os seus pontos fortes, trazendo funcionalidade para o espaço. Independente do tamanho do ambiente, o ideal é contar com mais de uma fonte de iluminação: sejam luminárias de teto, de chão ou de mesa, o importante é estar em harmonia com a decoração. A iluminação clássica no teto sempre será a mais importante. Contudo, luzes na parede, no chão e lâmpadas de mesa também devem ser priorizadas.

O Modernismo Orgânico, tem ganhado cada vez mais destaque no aspecto de iluminação de interiores. Tem como principal objetivo criar mais fluidez nos ambientes, com a junção de luz e com alguns materiais naturais. Antes de projetar seu espaço, considere as aberturas dos ambientes, incluindo portas e janelas, para aproveitar ao máximo a luz natural. Os materiais orgânicos que podem facilitar esta tendência, encontram-se as tiras de madeiras, ou painéis ripados, tramas de palha e fibras naturais (como o bambu, cordas e até mesmo folhas de bananeira). A arte da cestaria, por exemplo, vem sendo muito explorada em luminárias e até mesmo vasos para plantas pendentes assim como a madeira que representa sempre sofisticação e traz aconchego.

Como hoje buscamos espaços multifuncionais dentro de nossas casas, a iluminação, também é um ponto crucial quando se pretende adaptar ou fazer uma reforma no ambiente. Luzes amplas e mais claras reagem no nosso corpo trazendo disposição e concentração, ótimas para o horário de trabalho. Já as lâmpadas amarelas, em abajures, por exemplo, transformam este mesmo espaço em algo mais aconchegante e tranquilo recomendado para a noite.

As luminárias com lâmpadas de filamento também são destaques para a iluminação em 2022. O seu tom é mais amarelado e sua luz possui pouca intensidade, por se tratar de uma peça que se ilumina somente por um filamento, deixando o ambiente mais aconchegante, ideal para ambientes onde se quer uma luz mais suave, quente ou apenas para uso decorativo.

E atualmente não podemos esquecer de ressaltar os perfis de LED, uma inovação que vem revolucionando diversos projetos. São perfis de alumínio somados a fitas de LED. Sua instalação é muito simples podendo ser aplicado em móveis, paredes, embutidos no teto, áreas externas e até mesmo no chão. A iluminação geralmente é linear, mas sua versatilidade permite criar inúmeras possibilidades dos mais variados projetos.

Uma tendência que cresce a cada dia é automação de ambientes. As luzes inteligentes comandadas por voz, através de assistentes virtuais como a Alexa, ou por meio de aplicativos de celular, trazem modernidade e praticidade para a sua residência.

Um dos dispositivos também utilizados para solucionar a intensidade da luz é o Dimmer, que possui a capacidade de regular gradativamente a intensidade do brilho emitido pelas lâmpadas, através do controle da intensidade da corrente elétrica. Dessa forma, alterando a aparência visual e o clima de determinados ambientes.

Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram