“Saiba como usar os elementos vazados”

Foto Divulgação

Por: Eixo 11

23/07/2019 - 15:07 - Atualizada em: 23/07/2019 - 15:42

Os elementos vazados ou “cobogós”, como são conhecidos pelo nome, permitem a iluminação e ventilação nos ambientes e são um importante item para o seu projeto.

Em sua origem, o cobogó era feito com argila ou cimento, atualmente podem ser peças feitas de cerâmica, com acabamento esmaltada de diversas cores, ou pode-se também criar desenhos exclusivos e cortar a laser painéis de madeira.

Funcionam como um delimitador dos espaços, mas ao mesmo tempo conectam os ambientes trazendo criatividade e charme. Também podem ser usados em cômodos que dão acesso à área externa da casa, e existem modelos de maior espessura que não permite a passagem da água.

São elementos de fácil instalação, e podem ser encontrados em diferentes formatos, como por exemplo: geométrico e orgânicos.

Cobogós: grande diversidade de modelos e aplicações.

Há ainda o muxarabi, feitos com ripados de madeira trançados, originada na arquitetura árabe e utilizados no mundo inteiro por ser uma espécie de “peneira”, controlando a entrada dos raios solares e ventilação à medida que o vão entre a trama aumenta ou diminui.

Muxarabi confere maior conforto térmico à residência

Tanto o cobogó quanto o muxarabi possuem diversas aplicações: fachadas, muros, paredes, divisórias e até como prolongador de paredes trazendo funcionalidade e destaque para os espaços.

Veja algumas sugestões de aplicação e inspire-se:

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram