“Qual o tipo de piso para o seu deck?”

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

Por: Eixo 11

29/09/2020 - 16:09

Ao escolher um piso para área externa, mais especificamente para Decks, procure um material com qualidades específicas, como durabilidade, resistência à umidade e intensa luz do sol, que seja antiderrapante e, claro, beleza e sofisticação.

O primeiro passo para definir o tipo do piso para um Deck, é avaliar a proposta do ambiente, como será a utilização do espaço e as necessidades desta área externa. É importante escolher um piso que seja confortável ao toque e não aqueça muito, pois será um espaço de grande circulação de pessoas.

Um dos pisos mais utilizados atualmente para os Decks é a Madeira. Por ser versátil, elegante e ao mesmo tempo rústica, pode conectar vários tipos de ambientes. Porém muita atenção ao escolher o tipo de madeira, ela precisa ser resistente e sustentável (como a itaúba, cedro e mogno, entre outras árvores nativas, devidamente certificadas) e tratada para suportar a exposição às adversidades climáticas.

Quando possível também poderá optar por madeiras de reflorestamento (como pinus e eucalipto, espécies naturalmente densas e que apresentam baixa permeabilidade), as quais são tratadas a vácuo industrialmente e têm grande durabilidade.

Uma opção que também já segue como tendência para os decks e áreas externas, é o piso de porcelanato ou cerâmica. Com seu estilo clean e sofisticado, sua principal vantagem é a temperatura, pois não aquece tanto como a madeira.

Ao escolher a cerâmica, existem uma grande variedade de formas e texturas para escolher. Mas se a ideia for reproduzir a aparência de madeiras e pedras, os porcelanatos são mais indicados. As versões acetinadas, com acabamento fosco, são ideais para áreas molhadas, pois proporcionam maior atrito ao caminhar, diminuindo o risco de quedas.

Quanto ao formato, prefira os retangulares com medidas como 20x180cm, que conferem a aparência de madeira. Outra vantagem do porcelanato é a baixa permeabilidade a líquidos, o que aumenta sua resistência e durabilidade. Na hora de escolher, prefira formatos com bordas retificadas, para minimizar os espaços entre os rejuntes e acumular menos sujeiras.

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

A placa cimentícia, também está ganhando destaque pela sua estética agradável e por trazer um ar rústico e elegante ao mesmo tempo. Por ser feito à base de concreto de alto desempenho, os pisos cimentícios se destacam pelas variadas opções de padrões (reproduzem madeiras e pedras, por exemplo), formas (peças curvas, de drenos e com cantos arredondados) e medidas.

Outro diferencial é a alta resistência e durabilidade, além do preço mais acessível e pouca manutenção. Ao definir o tipo de piso, opte por um modelo que combine com as poltronas e chaises (tanto na cor, quanto no estilo e material), que irão compor todo o ambiente de forma harmônica e que convide ao relaxamento, em um momento de paz e tranquilidade ou em momentos de diversão em família e amigos.

O ombrelone também é uma ótima opção para valorizar este ambiente, trazendo proteção solar aos usuários. Entre em contato com a Eixo 11 Arquitetura, podemos lhe ajudar a escolher o modelo adequado conforme o seu Projeto!!

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram