“Qual a funcionalidade ideal para um home office?”

Foto Divulgação/Eixo 11

Por: Eixo 11

28/04/2020 - 09:04 - Atualizada em: 28/04/2020 - 09:26

O “home office”, termo utilizado para o “escritório em casa”, existe há cerca de duas décadas e foi introduzido nos Estados Unidos, logo sendo difundido ao redor do mundo. Mesmo com o avanço da tecnologia e acesso a Internet, poucas empresas optavam por este modelo “formal”, seja por questões trabalhistas ou até disponibilização de estrutura aos seus usuários.

Por muito tempo o home office foi utilizado, em sua maioria, por profissionais autônomos que não tinham escritórios sede, e adequavam algum espaço em sua residência para realizar as atividades profissionais.

Atualmente, em função da necessidade de prevenção à saúde devido ao COVI-19, o que era incomum para muitas empresas, se tornou uma realidade para adaptação de vários postos de trabalho em formato de home office. Muitas pessoas tiveram que se adaptar para utilização deste sistema em suas residências.

Traremos aqui algumas informações que possam ajudar a montar este novo espaço ou até adequar o seu existente, trazendo primordialmente ideias para criar um ambiente profissional que traga conforto, tranquilidade e seja funcional para a execução de suas atividades.

Otimização dos espaços

Foto Divulgação

Em muitas casas, o ambiente destinado ao home office é pequeno. Assim, deve-se buscar uma decoração com móveis compactos, mantendo a praticidade para os itens que deverá ter acesso com frequência, como: mesa, computador, estante de livros, e objetivos decorativos que tragam um toque pessoal para seu ambiente.

Caso tenha um ambiente mais espaçoso, explore uma bancada com mais amplitude e mesas de apoio que irão facilitar o manuseio de seus materiais. Utilize uma poltrona ou cadeira de escritório que sejam ergonômicas e da mesma forma tenham sintonia com o espaço.

Cores e Iluminação

Um aspecto muito importante para ser observado é a aplicação das cores e iluminação destes ambientes. As cores neutras e claras trazem um ar moderno e transmitem a sensação de organização. Se você trabalha na área criativa, a cor amarela é uma ótima fonte de inspiração, crie alguns detalhes com este tom, vai ficar surpreendente.

É fundamental criar um projeto de iluminação adequado, uniforme e não muito ofuscante, pois você vai passar várias horas por dia neste ambiente. As luminárias pendentes com lâmpadas fluorescentes são uma ótima opção, e quando necessário, adequar algumas lâmpadas LED sob a mesa de trabalho ou até mesmo luzes embutidas quando tiver opção de prateleiras.

Paredes criativas

Foto Divulgação

Além da escolha das cores, para criar um ambiente mais aconchegante, aproveite para utilizar elementos diferenciados em sua decoração, como por exemplo, um papel de parede, atrás de uma bancada, ou lateral, somente cuidar para escolha de uma estampa discreta para não se tornar enjoativa.

Outro efeito visual bem criativo e útil é a parede com tinta lousa, que pode ser utilizada para registrar suas principais metas, tarefas diárias e recados. Caso não tenha espaço disponível, uma opção interessante é o mural de recados, que pode ser de inox, cortiça ou similar, que facilitem a fixação com alfinetes ou imãs.

Explore também uma de suas paredes com quadros decorativos, uma ótima forma de criar mais personalidade ao seu home office, utilizando imagens conectadas com sua área de atuação e também frases de motivação, sem dúvida, trarão ainda mais inspiração e criatividade para trabalho diário.

 

Acreditamos que, independentemente da situação atual, que aos poucos está sendo normalizada, várias empresas darão continuidade ao modelo de home office, total ou parcial. Então, caso ainda não tenha o seu ambiente preparado, consulte a Eixo 11 Arquitetura e podemos lhe ajudar a criar o espaço certo para você trabalhar com produtividade e conforto.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram