Piscina, Spa ou Ofurô? Escolha o mais adequado para o seu projeto

Quem nunca teve vontade de ter uma área de lazer com piscina em casa, para reunir os amigos e familiares, viver momentos agradáveis e se refrescar nos dias mais quentes? Mas, com tantas opções no mercado, é importante conhecer quais os modelos mais utilizados e os seus materiais.

Falando em piscina, os tipos mais tradicionais são:

  • Piscina de concreto e alvenaria, que permite personalização do desenho e versatilidade, pode ser revestida com pastilhas de vidro, azulejos cerâmicos ou porcelanatos;
  • Piscina em fibra de vidro, de fácil manutenção e baixo custo, existem modelos que já incluem prainha, ideal para o banho das crianças pequenas e também spa com hidromassagem, ideal para o relaxamento;
  • Piscina de vinil, basicamente o mesmo sistema da piscina de concreto, onde você pode fazer no formato e a profundidade que desejar, e de rápido instalação;
  • Piscina de plástico portátil, disponível em diversos formatos e modelos, tem evoluído muito ultimamente, é uma opção econômica e que você pode levar para onde quiser, porém para quem preza pela beleza não é o melhor modelo a escolher.

O spa, que é menor que as piscinas, mas maior que banheiras (dependendo do modelo, tem espaço para mais de 6 pessoas sentadas), pode ser usado em áreas externas ou internas, tem assentos, pode ser equipado com jatos de água e cromoterapia.

Modelo de Spa com
hidromassagem

Assim como as piscinas, pode ser de concreto, em fibra de vidro ou vinil. Para melhor custo benefício e ser mais amigável com o meio ambiente, a troca constante da água (alguns modelos podem usar mais de 2000 litros) pode ser evitada instalando bombas e filtros para tratamento periódico. Outra vantagem é que o spa pode ser colocado sobre o piso acabado, não havendo a necessidade de estar subterrâneo.

O ofurô é um tipo de banheira tradicional do Japão. Originalmente de madeira, é mais alto quando comparado à uma banheira e cobre os ombros de quem está sentado. De forma arredondada, com assentos Na hora de escolher o que mais se encaixa no seu ambiente, os fatores decisivos são: o espaço, quanto você dispõe e quer ocupar; e o uso, se será usado somente no verão ou também no inverno.

Modelo de ofurô

Lembrando que existem também a manutenção de acordo com cada sistema: tratamento da água, limpeza das estruturas, limpeza de filtros, etc. Na hora de instalar, lembre-se que a melhor posição solar é voltada para o norte, que tem a maior incidência de sol a maior parte do ano.

Como tantas variáveis a serem levadas em conta na hora de colocar seu sonho em execução, recomendamos que você faça um projeto da área externa da sua casa, que pode também incluir o paisagismo, pois as plantas trazem beleza, ajudam a reduzir o calor, diminuem ruídos e deixam o ar mais úmido e agradável de respirar.

Com o auxílio de um arquiteto, você saberá quais as melhores e mais seguras formas de realizar o projeto trazendo qualidade construtiva e beleza para o seu ambiente.

Dica: Se optar pela piscina, as mais modernas são da cor branca. Esses ambientes podem ser valorizados com o uso de espreguiçadeiras e móveis de madeira ou fibra sintética, além de muitas plantas.

O contraste do azul da água da piscina e o verde das plantas torna o ambiente um lugar paradisíaco.

  • Jeanita Bonato – CAU/SC A135996-7 – Arquiteta e Urbanista
  • Mariana Silva – CAU/SC 199214-7 – Arquiteta e Urbanista