“Pergolado: um coringa para pequenas ampliações”

Projeto: Eixo 11 Arquitetura.

Por: Eixo 11

12/11/2019 - 11:11 - Atualizada em: 12/11/2019 - 12:24

Pergolado, ou pérgola, é basicamente uma estrutura decorativa composta de pilares e vigas (ou treliça) e construídas principalmente em madeira, mas também se encontram opções em bambu, ferro e concreto, que permitem diversos estilos para agradar todos os gostos e bolsos.

O pergolado mais barato é o de concreto, porém é também o que mais demora e não é possível muda-lo de lugar, a contraponto, a estrutura de madeira é a mais rápida e mais popular, porém custa menos.

Um pergolado de ferro é mais sofisticado e moderno, ornando bem com um design mais industrial e com preço mais acessível que a madeira, mas não é indicado para áreas com umidade excessiva. O pergolado de bambu, por outro lado, vem se popularizado e ganhando espaço por ser um dos mais baratos e rústicos, porém a terra onde ele será aplicado deve ser firme ou concretada.

Não se exclui a opção de fazer um pergolado com estrutura mista, utilizando madeira e ferro para conseguir os benefícios que ambos materiais fornecem, como a estética da madeira e resistência a grandes vãos do ferro.

Os pergolados mais utilizados são os de madeira, a recomendação para eles é utilizar madeiras de lei, como a Cumaru e o Ipê, devido a sua resistência. O pinus, eucalipto e bambu também são ótimas opções. As madeiras podem ser empregadas de forma mais natural e rústica, mantendo o formato do tronco da árvore, ou mais trabalhada e sofisticada, com linhas retas. A decisão do modelo aplicado fica por conta da decoração que o morador prefere ter em sua residência.

Os pergolados podem ser cobertos ou não, quando cobertos, o material mais utilizado é o vidro, pois proporciona uma sensação de amplitude e impede a passagem de chuva. Outras opções de coberturas são mais baratas que o vidro, como palha, policarbonato ou cobertura vegetal – como plantas trepadeiras que unificam ainda mais o pergolado ao jardim.

A pérgola pode ser utilizada em diversas ocasiões e permite a personalização a gosto do morador. Por exemplo: criando uma área de refúgio e sombra para desfrutar momentos ao ar livre e compondo o jardim. Há a possibilidade também de se utilizar como garagem ou cobertura de um corredor para unir duas áreas separadas da casa (como o portão até a entrada, ou a residência até a área de festas), sendo uma solução econômica e prática, além de ser um abrigo do sol.

Outra sugestão é, quando optar por um pergolado coberto, revestir com tecidos leves como o voal, criando um ar praiano. Uma opção menos comum é adotar o pergolado no interior das casas, destacando um ambiente e dando mais elegância a ele.

Para personalização do pergolado e determinação do material da estrutura, deve-se consultar um profissional. É ele quem irá auxiliar você em todas essas escolhas. Como o espaço entre as madeiras, mais privacidade, incorporação de outros materiais ou a adição de tecidos, escolha da cobertura e vegetação ou adaptar ao design que você preferir.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC 199214-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram