Para valorizar os veios das pedras, pode-se colocar iluminação indireta, feita com lâmpadas de LED, que destacam seus detalhes.

Elas podem ser pedras translucidas, na sua maioria importadas, como o mármore e o slimstone, mas podem também ser pedras comuns que foram afinadas, processo feito por marmorarias especializadas, porém é necessário escolher pedras que a luz destaque os seus veios.

Ambientes com pedras naturais iluminadas ganham um aspecto de sofisticação e aconchego. E pode ser usado em diversos lugares, como bancadas, painéis, lareiras, fachadas, mesas, pisos e ilhas, mas para isso precisa estar projetado, pois é necessário de um espaço de pelo menos 20 cm para colocar os spots de luz e é importante ser previsto o acesso para manutenção das lâmpadas.

A pedra iluminada funciona como uma obra de arte e o ponto focal em um ambiente, sendo possível aplicá-las facilmente, desde que se tome cuidado para não exagerar e deixar o espaço carregado demais.

As pedras iluminadas chegaram tímidas no país e cada vez mais estão aparecendo em espaços refinados e feiras de decoração, como a CASACOR de Santa Catarina desse ano, sendo considerada uma forte tendência na decoração.

Clique nas setas ao lado para ver mais fotos:

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC 199214-7).

-

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram