"Paisagismo: um complemento essencial para seu Projeto Arquitetônico"
"Paisagismo: um complemento essencial para seu Projeto Arquitetônico"

Ao criar um Projeto Arquitetônico residencial, é de suma importância observar a topografia, a vegetação existente, o potencial da paisagem e principalmente o caminho do sol. Uma obra arquitetônica que permite diálogo com a área externa oferece sensação de liberdade e bem-estar. É por isso que deve ser dada máxima atenção ao projeto de Paisagismo, para explorar as possibilidades que a natureza oferece.

O primeiro passo para um projeto de Paisagismo em uma área externa é identificar qual o espaço disponível. Para um jardim com uma área pequena, invista em mini palmeiras, jardins verticais e plantas em vasos, eles ocupam menos o lugar e rendem um resultado muito charmoso.

Caso o espaço seja maior, use a criatividade para incluir uma variedade maior de plantas, como árvores, palmeiras e aproveitamento da vegetação natural. A presença de diferentes espécies nos mais variados tamanhos nas laterais traz um visual mais organizado e agradável ao quintal com gramado e caminho de pedra.

O Paisagismo não é somente a elaboração de jardins e praças. Ele tem a função de planejar e criar o projeto, gestão e preservação de espaços livres, para assim integrar o homem com a natureza de uma maneira estética, funcional e que proporcione qualidade de vida, envolvendo criação artística e design.

Confira algumas dicas para aplicar o Paisagismo de forma prática e criativa, lembrando que que quanto mais a natureza participa de um espaço, mais bonito ele fica.

As fontes e espelhos d’água criam um ponto focal e deixam o ambiente mais fresco. Você pode optar por mini fontes ou grandes espelhos d’água. É necessário instalar uma bomba para manter a oxigenação e a movimentação da água. Explore algumas plantas aquáticas, como: papiro, aguapé e flor-de-lótus.

Criar um caminho também traz a valorização para o jardim. Além de ligar as partes importantes do projeto, um caminho cria corredores que deixam o jardim mais fluído. Os mais utilizados são pisantes de pedra, de madeira ou de cimento.

Uma boa iluminação, vai enriquecer o design do projeto paisagístico. Spots na fonte ou no espelho d’água dão um toque de sofisticação, lâmpadas ao longo do caminho ajudam a aumentar a segurança da circulação, luzes instaladas na altura do chão ajudam a valorizar a beleza de algumas flores e plantas. Se possível, dê preferência às lâmpadas de LED, que são mais econômicas e não esquentam, sendo mais “amigáveis” para o jardim.

A principal ideia de um projeto de Paisagismo é aproximar os moradores da natureza. Sendo assim, eles devem ter a opção de poder relaxar e apreciar o jardim, seja através de bons sofás, mesas, cadeiras e outros móveis. Mas sempre escolha itens fabricados com materiais resistentes, que vão suportar as intempéries.

Se você deseja renovar ou criar um Paisagismo diferenciado, contate a Eixo 11 Arquitetura, iremos criar um Projeto especial para você!

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

-

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram