“O charme das casas de madeira”

Foto divulgação

Por: Eixo 11

21/04/2020 - 11:04 - Atualizada em: 21/04/2020 - 11:42

Casas de madeira no Brasil podem estar em extinção, mas há aqueles que admiram o aspecto rústico e de refúgio que esse tipo de casa oferece, além de conferir personalidade singular em meio à utilização em massa do concreto, na esmagadora maioria das edificações nacionais.

Internacionalmente falando, casas de madeira em cidades são muito usuais, em países como os Estados Unidos, embora aqui no Brasil esse modelo de construção esteja mais associado a sítios e fazendas.

As casas de madeira oferecem uma sensação de aconchego e acolhimento, pelo aspecto caloroso oferecido pela madeira, que também fornece um excelente isolamento térmico e mantém a residência em temperatura agradável em qualquer época do ano. Ainda, uma construção de madeira maciça promove isolamento acústico correspondente a uma construção de alvenaria, devido à densidade da madeira maciça.

Outra vantagem que podemos citar é o tempo de construção, onde em poucos meses já está apta para habitação, além de serem expressivamente mais baratas que outras formas de construção (até 60% mais em conta que casas de alvenaria, por exemplo), uma vez que não se utiliza materiais básicos empregados na alvenaria, como cimento e tijolos.

Abordando ainda os materiais, quando se faz uso de material de boa qualidade, no caso madeira do tipo Itaúba ou Jatobá por exemplo, e realiza-se o tratamento adequado ao passar dos anos, a longevidade da edificação pode durar por séculos.

Podemos nos atentar ainda o lado sustentável, pelo fato da madeira ser um material ecológico e durante sua construção a emissão de CO2 é menor do que em outros métodos construtivos, sem falar na quantidade de resíduos que casa de alvenaria geram.

Para aqueles que sofrem de problemas de saúde, como doenças respiratórias ou alergia, a utilização de madeira também ajuda na purificação do ar e na umidade, além de ser menos propicia à retenção de pó.

Com o avanço da tecnologia, é possível agregar muitos mais benefícios que os moradores desejam em suas casas, eliminando preconceitos que possam existir com a construção de edificações nesse método, como a exclusividade da adoção do estilo rústico, podendo ser aplicados estilos mais modernos para a construção.

Outra vantagem das casas de madeira são as modificações. As alterações durante a construção são simples e baratas, já em construções de alvenaria, muitas vezes, acabam por serem trabalhosas e caras.

Para construções desse tipo, recomenda-se a impermeabilização e imunização do solo, além de ter que retocar o verniz externo a cada dois anos.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram