Uma das grandes tendências de estilo arquitetônico é a edificação residencial com pé direito alto, ou pé direito duplo, um recurso ideal para dar sensação de amplitude ao lar, elegância e muita iluminação natural! O pé direito duplo, nada mais é do que o aumento da distância entre o teto e chão, costumando alcançar alturas de 4,40 até 8 m.

A principal vantagem de projetar um pé direito duplo é a possibilidade de ampliar a integração dos ambientes. Uma das soluções mais utilizadas para aproveitamento do espaço é criar um Mezanino, que pode ser transformado em um cômodo adicional na residência. Além de dar um charme especial aos ambientes, pode ser bastante útil e versátil, sendo utilizado como: ambiente para leitura, sala de jogos, home-office, brinquedoteca, corredor de acesso e muito mais.

O Mezanino, é um andar intermediário entre o pavimento térreo e o 2º pavimento de uma edificação, identificado através de uma laje entre os dois níveis de pisos principais, ou pode fazer parte do 2º pavimento sendo uma área aberta, com um guarda-corpo para a proteção das pessoas que usam o espaço. A área do mezanino deve ocupar apenas uma parte da construção, cerca de um terço ou a metade da área do piso inferior, facilitando assim, as aberturas para explorar a decoração, a ventilação e a iluminação de cada ambiente.

A construção do mezanino pode ser feita com diversos materiais, como alvenaria, madeira ou estruturas metálicas, tudo vai depender dos objetivos do projeto e da proposta de utilização para o local. De acordo com o material escolhido para a fabricação do mezanino você poderá determinar o estilo de decoração da casa e refletir a personalidade de seus moradores.

No caso de uma reforma, com o desejo de se implantar um mezanino, é extremamente importante fazer uma avaliação da estrutura, desde o início do projeto à construção, para que não haja sobrecargas de peso e evitar acidentes. O profissional técnico responsável pela obra, deve analisar todas as variáveis para apresentar uma melhor solução construtiva. No caso de uma nova construção, o mezanino deverá fazer parte da concepção do projeto e com certeza será um dos protagonistas de uma casa contemporânea.

Uma das formas mais comuns de se utilizar o mezanino é como sala de estar, criando um ambiente tranquilo e confortável para receber visitas ou mesmo para passar algumas horas do dia relaxando. A decoração deve explorar papeis de parede, cores neutras e estilo minimalista, para deixar o ambiente aconchegante e inspirador.

O home office, é também uma alternativa muito utilizada para compor o ambiente do Mezanino, pois possui um espaço isolado, muito importante para manter a concentração através da leitura e desempenhar as tarefas profissionais ou acadêmicas.

Para as crianças, uma brinquedoteca também se encaixa neste espaço, podendo ser desenvolvido um espaço para sala de jogos ou equipar esse ambiente com televisão e poltronas confortáveis. Deve-se tomar uma atenção especial com a altura do guarda-corpo, e não colocar móveis próximos a ele, para segurança das crianças.

O mezanino poderá ser um espaço extra no seu imóvel, que garante uma vasta gama de opções e diferentes estilos de ambientes. Antes de construí-lo, analise quais são suas necessidades e como esse ambiente poderá lhe ajudar a ganhar mais funcionalidade em sua residência.

Foto: divulgação

Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram