“Conhecendo os tipos de forro”

Foto divulgação/Eixo 11

Por: Eixo 11

17/12/2019 - 10:12 - Atualizada em: 17/12/2019 - 17:03

Durante a construção de uma edificação, muitas decisões devem ser tomadas, que influenciam tanto no bolso quanto na estética. Uma das que mais interfere é a escolha do forro, que influencia em toda a decoração interna da casa.

A tendência que se tem percebido nas mostras de arquitetura é que o forro ganhou uma atenção especial, sendo pintado com cor diferente, aplicado texturas ou decorado não apenas com lustres e pendentes. São diversos os modelos de forros disponíveis, e abordaremos alguns dos mais usuais.

O mais tradicional e mais utilizado é o forro de gesso, que combina com diversos estilos internos e permite trabalhar com desníveis, para delimitar ambientes ou realçar móveis, ou plano/liso, que deixam o ambiente clean e integra com os demais espaços.

Forros de gesso são atemporais, possuem ótimo custo-benefício, fácil instalação, possibilidade de aplicar iluminação embutida e fácil manutenção, porém produz sujeira durante a instalação e não são recomendados para áreas úmidas (apesar de que hoje existem placas especificas para locais úmidos, como banheiros).

Forros de PVC são muito práticos, uma vez que resistem à umidade, fácil manutenção, não precisam de pintura e nem sofrem com os cupins, além de ser um dos forros mais baratos, porém a estética do material não é tão boa quanto às demais. O isolamento térmico e acústico deixa a desejar (a menos que aplique lã mineral entre o forro e o telhado) e não é resistente ao fogo. Modelo utilizado quando se busca economia, como em imóveis para alugar.

Em escritórios são muito utilizados os forros modulares, que consistem em uma grelha metálica fechada (que fica a mostra). Sua vasta utilização se dá pela alta praticidade à parte interna do forro, sendo possível acessar sistemas de incêndio e condicionadores de ar.

Forros de madeira ou amadeirados no teto estão em alta, seja utilizando em sua totalidade ou combinado e contrastando com o forro de gesso. Antigamente, ele era associado com ripas de madeira dispostas lado a lado, devendo-se tratar a madeira para resistir ao efeito do tempo, possuindo um valor mais elevado.

Atualmente também se encontra forro com mdf de textura amadeirada, sendo mais atual, além de possuir menor custo e manutenção mais fácil.

Para os apaixonados pelo estilo indústrial, uma opção é o forro de cimento, que é a laje sem a necessidade de pintura, reduzindo o custo, além de combinar muito bem com quem buscar esse ar industrial e aproveitar todo o pé-direito (altura entre o piso e laje) disponível; a desvantagem se dá pela cor, uma vez que cor escura reduz o ambiente.

Um forro com materiais mais atuais é o forro acústico que, como o nome sugere, possui excelente isolamento acústico, além de fácil aplicação, porém o custo é mais elevado. É recomendado para locais com mais de um andar, como apartamentos, salões de festa, universidades e teatros.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC 199214-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram