“Conforto térmico na arquitetura”

Foto divulgação | Eixo 11

Por: Eixo 11

28/07/2020 - 15:07 - Atualizada em: 28/07/2020 - 15:40

Uma grande preocupação diante do planejamento de uma nova edificação é o desafio para conciliar o espaço e as transformações do ambiente em que a estrutura está inserida, assim como as tendências de estética e design desejadas. É fundamental aliar o equilíbrio humano em relação as intempéries e como poderá proporcionar maior qualidade de vida através do Conforto Térmico.

Para proporcionar conforto térmico é indispensável fazer uso dos estudos da geometria solar, do fluxo dos ventos e dos dados climáticos da região. Adequar estes elementos de acordo com os estudos aplicados, estabelecer o posicionamento dos ambientes, elementos de fachadas, e materiais que permitem a troca gasosa e térmica dos ambientes são algumas das estratégias para se obter mais conforto térmico em projetos de arquitetura e engenharia civil.

A análise do fluxo do vento, é a que mais contribui com a disposição do conforto térmico pois, de acordo com a corrente de ar dominante, pode-se utilizar o que a natureza proporciona para guiar a disposição dos espaços assim como a inserção de elementos arquitetônicos e as aberturas das janelas. Uma maior quantidade de aberturas favorece na ventilação cruzada como brises, cobogós e beirais.

Alguns materiais ideais para obter conforto térmico:

Drywall – Auxilia na absorção da temperatura externa, e muitas vantagens em comparação às obras que utilizam alvenaria, como:

  • Isolamento acústico (camada interna em lã de vidro ou rocha)
  • Fácil instalação
  • Manutenção rápida
  • Placas resistentes ao fogo e umidade

Telhas Cerâmicas – São as mais populares e uma das mais indicadas pela resistência, porém, necessitam de um reforço na estrutura por conta do peso elevado. É importante sempre seguir as orientações quanto a inclinação na hora da instalação.

Telhas metálicas – A grande vantagem ao utilizar as telhas metálicas é o seu tamanho, algumas chegam aos quatro metros, algo que deixa a obra mais em conta. No entanto, na hora de comprar lembre-se que as melhores são as telhas que contém isolante térmico nas camadas inferiores, formando um sanduíche.

Telhas verdes – Além de bonito, o telhado verde é sustentável e promove vários benefícios para os moradores e para a cidade de modo geral, como o conforto térmico e acústico, a possibilidade de captação de água de chuva, a melhor qualidade do ar, diminuição de enchentes e a questão estética.

Para avaliar a eficiência térmica ideal ao projetar um ambiente com a insolação certa, com o bom aproveitamento de recursos como ventilação natural e o sombreamento de fachadas, conte com a Eixo 11 Arquitetura.

Foto divulgação | Eixo 11

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram