“Compatibilização de projetos: mais eficiência na construção”

Por: Eixo 11

21/05/2019 - 16:05 - Atualizada em: 21/05/2019 - 16:37

É de grande importância a análise da origem dos problemas para que eles possam ser eliminados ainda na fase de desenvolvimento de projetos, e para que as empresas/empreiteiras possam executar a obra em conjunto com os avanços que surgem diariamente.

Desta forma, a utilização de uma metodologia de análise de falhas na etapa de elaboração de projetos garantirá a qualidade do produto, bem como de todas as etapas do processo de execução.

A compatibilização de projetos é uma forma de analisar os diversos projetos que fazem parte do escopo para edificar uma obra (arquitetônico, estrutural, instalações, paisagismo, ar condicionado, impermeabilização, dentre outros), com a finalidade de solucionar interferências na execução da obra, permitindo a integração das soluções adotadas para os diversos sistemas.

Em sua grande maioria, os projetos são feitos sem interação entre os profissionais, aumentando a probabilidade de erros e conflitos entre os diversos projetos, onde frequentemente o problema é identificado durante a obra, sendo necessário alterações de última hora, muitas vezes até a quebra de elementos já construídos – alvenarias, estruturas, instalações, etc – para adaptação de outro sistema.

A compatibilização consiste justamente em sobrepor todos os projetos antes do início da construção, e encontrar as soluções que se adequem às necessidades do empreendimento, dentro do briefing estabelecido pelo contratante.

Os projetos têm um papel bastante significativo, com inúmeras repercussões no processo construtivo e no uso dos edifícios. Portanto, a implantação de medidas de racionalização e controle reduz o custo de uma obra, os prazos de execução e o retrabalho, devido ao fato do planejamento ser baseado nas informações contidas nos projetos compatibilizados.

Mais vantagens

Com o mercado da construção cada vez mais acirrado, essa redução de custos, através da compatibilização dos projetos, pode deixar o empreendimento mais atrativo financeiramente ao mercado imobiliário, aumentando o rendimento esperado pela empresa ou a economia para casos em que o contratante é o consumidor final.

Em sumo, a compatibilização de projetos é uma tendência em crescimento na construção civil no Brasil. O motivo é simples: redução de custos.