“Casas de praia”

Projeto: Eixo 11 Arquitetura

Por: Eixo 11

01/09/2020 - 15:09 - Atualizada em: 01/09/2020 - 16:02

Com o verão se aproximando, uma das opções de lazer mais desejadas, são as casas de praia. Uma excelente aposta para um longo e relaxante período de descanso nas férias ou nos meses mais quentes do ano. A cada ano aumenta o número de pessoas que buscam este refúgio natural para se recomporem, descarregarem as energias e renovarem os ares.

Das linhas retas do modernismo ao aconchego rústico, a casa na praia possui características marcantes, de acordo com o estilo e personalidade dos moradores. Porém, existem certos cuidados que devem ser considerados para que a residência seja eficiente e funcional.

Projeto: Eixo 11 Arquitetura

Ao escolher o local onde será construída, o primeiro passo é observar a viabilidade construtiva, ou seja, se é uma área permitida para construção ou se é uma área de preservação ambiental, e neste caso não será permitida a construção de seu imóvel.

Uma das maravilhas da praia é a paisagem. Assim, a dica é fazer varandas e janelas amplas, preferencialmente com vidro, de modo que seja possível apreciar a vista a todo momento. Portas que vão do piso ao forro são ideais para integrar a paisagem com o interior da residência e ainda deixam os ambientes sempre bem iluminados.

Um projeto com menos paredes é ideal para promover a integração nas casas de praia. Posicionar a cozinha com interligação para uma grande mesa de refeições, criando assim ambientes amplos e multiuso.

Projetos arquitetônicos de casa de praia devem dar atenção especial ao conforto térmico. O segredo é proporcionar uma boa ventilação natural, onde a casa deve possuir amplos vãos de esquadrias para maior captação da luz natural e, de preferência, ventilação cruzada.

Projeto: Eixo 11 Arquitetura

Aposte no Brise – elemento vazado que possibilita incidência da luz solar. Além da beleza, a solução arquitetônica favorece a ventilação natural nos ambientes e passa um ar de leveza e sofisticação.

Outra dica importante para valorizar sua casa de praia é aproveitar ao máximo o espaço externo. Varandas generosas com redes, decks com ombrelones ou ainda pérgula com mesa para refeições externas é indispensável.

As plantas ao redor dão aconchego e amenizam o calor. O ideal é investir em móveis resistentes a intempéries e conectar as áreas sociais e de lazer ao exterior.

Cuidado com os efeitos da maresia na sua casa de praia. Dê preferência às esquadrias quase totalmente de vidro. Se for uma área com muita chuva e vento aí estruture em alumínio (com pintura eletrostática branca) e PVC, que oferecem maior resistência.

Seja criativo no design e na decoração, afinal, a casa de praia é um local para relaxar e fugir da correria cotidiana. Abuse das cores nas composições de móveis e acessórios para reforçar o clima de descontração.

Escolha elementos que remetem à praia e ao universo marítimo, como cordas, bússolas, conchas, estrelas do mar e algas. Cores como azul marinho, branco e vermelho têm tudo a ver e podem compor o revestimento de parede ou estar presentes em forma de tapetes, almofadas, cortinas, poltronas e demais elementos decorativos.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram