Para quem gosta de aproveitar os dias frios, ou mesmo passar uns dias longe da correria das cidades, em uma casa de campo, seja em suas férias ou fim de semana com a família, nada melhor que ter um espaço bem planejado, deixando o cenário aconchegante para desfrutar do inverno e também outras estações do ano.

O convívio com a natureza, a tranquilidade, o ar puro e o barulho do vento assoviando em meio às plantas, no conforto de uma bela casa de campo, é uma ótima opção para quem quer se refugiar e deixar a agitação urbana.

O projeto para a casa de campo vai depender do tamanho do imóvel e estilo desejado, para isso é essencial que o cliente demonstre suas necessidades, como por exemplo, número de quartos, banheiros, andares, espaços de convivência, entre outros. Também deverá definir qual é o estilo da casa e orçamento que vai investir, podendo ser pequeno, amplo, rústico, moderno, um chalé ou uma cabana.

Uma das tendências mais encontradas atualmente para as casas de campo, é o estilo rústico mesclado com o contemporâneo, trazendo modernidade ao projeto, seja nos materiais de construção utilizados, ou na composição dos acabamentos de madeira, pisos, pedras, vidros e decoração de interiores.

Ao optar por decorar sua casa com móveis rústicos, não se limite a estes materiais, fica muito bom mesclar decoração rústica com itens modernos, desde que o resultado fique harmônico.

Foto Divulgação/Eixo 11

O que não pode faltar em sua casa de campo

Madeira: por utilizar com frequência o estilo rústico, a madeira é um elemento muito presente, desde o projeto, até nos acabamentos e decoração de interiores. Para escolher a madeira ideal para área externa, verifique a resistência ao sol, umidade e mudanças bruscas de temperatura, fazendo o tratamento adequado para a mesma. Para ambientes internos é possível apostar em espécies mais diversas, utilizando como principal fator decisivo a sua finalidade estética.

Lareiras: o uso de lareira ou fogão a lenha, além de proporcionar aquecimento, também acrescentam charme e elegância para a decoração. As convencionais são as lareiras à lenha, mas dependendo do ambiente, onde não é possível adequá-lo ao espaço, use uma lareira elétrica, a gás, ou ainda ecológica.

Aberturas: explorar a paisagem e natureza em abundância é um dos segredos para transformar ambientes em espaços aconchegantes e naturais. Janelas e portas amplas, ou até mesmo paredes de vidro, são capazes de trazer para dentro de casa a natureza que está lá fora. Além de “arborizar” o interior da casa, permite que os ambientes sejam iluminados com luz natural, o que deixa a decoração muito mais leve e agradável.

Varandas: além de usar a paisagem externa dentro de casa, você também pode explorar a natureza criando ambientes externos. A varanda, por exemplo, é um lugar perfeito para relaxar e aproveitar a natureza local. Invista em móveis aconchegantes e crie um cantinho de relaxamento.

Muitas casas de campo também aproveitam o espaço externo para criar uma área com piscina integrada a uma varanda ou espaço gourmet. Essa é uma ótima forma de garantir bons momentos de lazer na propriedade.

Foto Divulgação/Eixo 11

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

-

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram