“Calha úmida: para que serve?”

Imagem divulgação Eixo 11

Por: Eixo 11

23/03/2022 - 07:03

A cozinha é um ambiente da casa que mais requer praticidade, pois agrega além dos móveis, muitos eletrodomésticos e acessórios para compor o espaço, principalmente quando nos referimos a área útil das bancadas.

Uma tendência que vem sendo muito aplicada nas cozinhas planejadas, é a Calha Úmida ou Calha Gourmet, que geralmente utilizada atrás da cuba. Além de proporcionar uma organização eficaz para sua cozinha, essa distribuição planejada de funções, também traz muita funcionalidade para o dia a dia.

A calha úmida tem se adaptado bem às apostas de integração da cozinha com as demais áreas da casa. Isso porque, a escolha de um ambiente aberto e integrado, normalmente, requer um local mais clean, sem muitos objetos aparentes e com a priorização da otimização de espaços.

Normalmente, esse item é usado para escorrer louças, mas pode ter também outros usos, como higienizar alimentos e escorrer talheres. Além disso, dependendo do seu projeto, você pode adquirir uma calha úmida do tamanho que precisar, tendo em vista que elas existem em várias dimensões e formatos. Desta forma permite a organização de utensílios, copos e panelas, que são os únicos com um papel definido na hora de escorrer a louça. Os demais são multifuncionais e servem, além de posicionar utensílios diversos, para armazenar vasinhos de temperos, pequenas plantinhas, deixando tudo à mão na hora de cozinhar.

Imagem divulgação Eixo 11

As calhas úmidas são instaladas diretamente na bancada, onde é necessário fazer um corte conforme o tamanho indicado no gabarito de instalação e fixar a peça sobreposta. Necessita de um planejamento antecipado, pois requer escoamento ligado ao esgoto para que a água saia, e uma bancada com profundidade maior que o padrão, que normalmente é de 60 cm.

A localização da calha úmida na bancada vai de acordo com a criatividade e estilo do projeto. Ela pode ser instalada atrás ou ao lado da cuba, centralizada ou não ao produto, na horizontal ou vertical – depende da área disponível na bancada. Além de discreta, ela dá um ar de modernidade e sofisticação ao ambiente.

Além de ter uma cozinha organizada e otimizada, a calha úmida, proporciona uma liberdade de espaço em sua bancada e também facilita a higienização, pois geralmente seu material é de aço inox.

Outra vantagem é tornar um acessório muitas vezes tão indiscreto quanto um escorredor de louças, em algo agradável visualmente, que pode até fazer parte da sua decoração.

Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram