“Ambientes integrados para pequenos espaços”

Imagem divulgação Eixo 11

Por: Eixo 11

19/05/2015 - 07:05

O principal desafio em um projeto de interiores é conseguir adaptar os desejos do casal ou família na metragem disponível, pois existe uma grande expectativa para otimizar os espaços e, ao mesmo tempo, atender as suas necessidades ao criar um ambiente funcional e aconchegante.

Na aquisição de um imóvel, principalmente os apartamentos de tamanho reduzido, é preciso usar a criatividade e encontrar soluções para driblar a falta de espaço, especialmente na área comum da residência.

Imagem divulgação Eixo 11

Integrar ambientes é a solução perfeita para aproveitar um espaço reduzido. Dessa maneira, ao invés de ter dois ambientes muito pequenos, você pode ter um ambiente mais confortável e integrado. Trata-se de uma solução excelente para otimizar o fluxo interno e tornar a circulação mais fluida. Um segredo para ambientes pequenos é aproveitar todos os cômodos com multifuncionalidade. Estas composições devem seguir as necessidades familiares, identificando as decorações que mais se integram para aproveitar o espaço de maneira muito mais prática.

A integração da cozinha e sala de estar e jantar, apresenta uma solução ideal para as famílias que valorizam o momento das refeições. Ao utilizar as “ilhas” ou espaço gourmet, deve ser observado a quantidade de eletrodomésticos para não sobrecarregar o espaço, deixando áreas livres para os chefs e para quem aprecia estes momentos únicos da gastronomia.

Quando o espaço permite, o aproveitamento da varanda, pode se tornar uma excelente área gourmet, utilizando a sacada externa como um refúgio para relaxar e observar a paisagem ou como ponto de encontro para boas refeições entre amigos.

O escritório/home office, também poderá ser integrado ao quarto de visitas, tornando-se um ambiente único e funcional, pois na maior parte do tempo será utilizado pelos moradores. Explore os móveis planejados para otimizar mesas de trabalho e camas, com uma decoração descontraída para atender ambas necessidades.

A iluminação também é um item importante para a decoração de pequenos ambientes integrados. O projeto luminotécnico irá auxiliar para criar controle de intensidade, ou seja, usar o mesmo ambiente para alguma atividade de foco, ou mantê-la com uma luz mais baixa para uma reunião casual ou um momento de relaxamento. As lâmpadas embutidas costumam ser muito mais funcionais do que as aparentes, uma vez que elas limpam o local e o deixam mais homogêneo para sua iluminação.

A utilização de espelhos também auxilia muito para aumentar a profundidade dos cômodos. Quando não houver nenhum tipo de barramento, seja uma mesa ou outro móvel que atrapalhe a visão, ter um espelho que ocupe a superfície inteira é muito interessante, uma vez que ele praticamente duplica o tamanho do cômodo.

Para finalizar, ao escolher as cores, opte pelas claras, pois transmitem a sensação de amplitude, além de serem mais harmoniosas, principalmente quando unidas a pisos claros para proporcionar maior continuidade ao imóvel.