Atualmente as pessoas buscam qualidade nos espaços em que vivem, e a arquitetura trabalha as sensações, como por exemplo, o conforto. É simples tornar um ambiente confortável, mas é necessário que ele atenda a função para que é proposto, tornando assim um ambiente mais expressivo.

Os ambientes expressivos são uma das tendências da arquitetura de interiores, e eles podem ser trabalhados de diversas formas, sendo por meio dos móveis com algum valor sentimental, cores que mesclam as sensações dos ambientes, vegetação que traz o frescor e renova as energias do espaço, assim como outras formas que variam de acordo com a identidade que se quer buscar para o espaço.

Quando se deseja criar um ambiente com identidade, é necessário primeiramente identificar qual vai ser a atividade exercida e quais são os móveis e materiais que serão utilizados diariamente.

Após isso, se seleciona texturas, cores e objetos decorativos que criem um contraste com os móveis que foram escolhidos e sem esquecer de um ponto muito importante que é a iluminação.

A iluminação pode ser em tons frios ou quentes, criando cenas e dando foco a determinados elementos da decoração. Tornando o ambiente ainda mais expressivo, direcionando o olhar para os elementos mais importantes do espaço.

Na imagem abaixo, que mostra um ambiente interno de uma residência, fica claro que o ambiente é destinado ao estudo e/ou trabalho devidos aos móveis que estão sendo utilizados.

O contraste, comentado anteriormente, está presente na cor do MDF utilizado nas gavetas da mesa e no armário, e a iluminação dá destaque as prateleiras, com o uso de uma fita de LED em toda a sua extensão.

Um elemento que não está presente, mas que pode ser utilizado para criar o contraste com o ambiente é a vegetação. Neste caso ela poderia estar disposta em pequenos vasos sobre a mesa de trabalho.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC 199214-7).

-

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram