“Somos o resultado de nossas escolhas”

Foto: Pixabay

Por: Andreia Chiavini

02/07/2022 - 05:07

A questão de praticar exercício físico é uma tecla que está desgastada de tanto que se aperta. É importante sim se exercitar, não importa qual exercício você faça, desde que faça com qualidade e deve ser levado em primeiro grau de importância na sua vida. Pessoas saudáveis também adoecem, principalmente nas mudanças de temperatura.

E como está aberta a temporada das doenças respiratórias, somos mais suscetíveis a termos contatos com doenças virais e precisamos estar preparados para que um agente patogênico não cause novamente uma epidemia geral. Passamos por isso e ainda enfrentamos os riscos do Covid. O que deve ser levado em consideração é quanto esta doença atinge o corpo e o quanto estamos capacitados para enfrentá-la.

O criador do Método Pilates, através de seus exercícios, foi capaz de ajudar diversos exilados a sobrevirem à epidemia da Influenza, o que matou milhares de pessoas na época. Joseph Pilates dizia que os hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas. Acrescentava que “Seu corpo é o seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa…”. Ensinamentos que são repassados até os dias atuais como forma de motivação para que todos tenham persistência para praticar atividade física.

O fato é que não seremos motivados o tempo todo, mas se tivermos disciplina e dedicação, teremos resultados, porque nós somos o resultado de nossas escolhas. É simples assim. Depende de cada um buscar o seu bem estar físico e mental. E é fundamental entender que a aptidão física é o primeiro requisito da felicidade, é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de realizar as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.

Nem muito pouco, nem em excesso, mas em movimento. Somos o nosso medicamento diário, o combate de diversas doenças. Como dizia Joseph, “Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida…”. Assim conseguiremos atender com sucesso todos os complexos problemas da vida moderna e fechar a porta para qualquer doença ou termos forças suficiente para encará-las