“O futuro é agora”

Por: Andreia Chiavini

09/10/2020 - 14:10 - Atualizada em: 09/10/2020 - 14:36

Estamos no mês de outubro, quase chegando ao fim de mais um ano. Paro para pensar o que eu desejei no início deste ano e somente um desejo me veio ao pensamento: saúde aos que me são queridos e a mim mesma.

Olhando para as pessoas que aqui estão fazendo Pilates enquanto eu escrevo esta coluna, me deparo com a situação que a saúde se encontra. Quando falo em saúde, me refiro em ser saudável por inteiro. Em ser feliz, em estar bem com o seu corpo, estar com os pensamentos leves e equilibrados, em sorrir com a alma.

A velocidade com que as informações chegam aos nossos olhos, nos impedem de pararmos a “correria” que assumimos e simplesmente olhar pela janela. Hoje eu fiz isso. Vi a chuva que caia em constância para molhar as plantas que precisam ser regadas para crescer.

Percebi que nós somos assim, precisamos de nutrientes e entusiasmo para crescermos, para sairmos da semente e nos tornarmos aquilo que queremos ser. Talvez um pouco de nostalgia tenha tomado conta de mim, mas sendo profissional que busca o movimento como cura, vejo que o movimento é vida e sem ele, nos tornamos um ser prisioneiro.

Somos invadidos por pensamentos pesados, pela dominância do difícil, esquecemos de nos incluir na agenda. É necessário movimentar nossa essência, nossa existência, em dar mais atenção a certas coisas em detrimento de outras.

Quantas vezes você fez algo por você? Quantas vezes simplesmente curtiu a sua própria companhia? Quantas vezes buscou olhar para o seu mundo e enumerar as coisas boas que acontece? Ou as pessoas que você tem ao seu lado?

Quantas vezes, assim que a sua agenda aperta, surge novos compromissos, você cortou sua atividade física? Você já ouviu uma música simplesmente para curti-la? Você motivou seu cérebro revitalizando e estimulando com algo novo? Quantas vezes você acabou com os pensamentos negativos ANTs (Automatic Negative Thoughts)? Quantas vezes você percebeu esses pensamentos negativos e canalizou esforço para mudar a perspectiva de como encará-lo? Você reserva um tempo para relaxar e recuperar as energias? E a sua ansiedade, virou patologia ou se comporta como uma emoção natural? Você é flexível e controla seus impulsos com facilidade? Você já avaliou a sua saúde plena? Quantas vezes você olhou para a saúde da sua mente?

Ela é tão importante quanto a do corpo – quando uma delas não vai bem, a outra é imediatamente afetada. Os pensamentos negativos quando estão enraizados, produzem uma visão cega de todos os aspectos de sua vida, sob uma perspectiva pessimista e desacreditada. De pouco adianta adotar uma alimentação saudável e fazer exercícios regulares se a saúde mental for negligenciada. O pensamento positivo é parte essencial da busca pela harmonia entre corpo e mente.

O organismo humano só funciona de maneira plena ao atingir o equilíbrio onde corpo e mente estão saudáveis. Faça algo para beneficiar a sua saúde em sua totalidade, mesmo que seja apenas olhar pela janela por alguns minutos e agradecer por poder gastar seu tempo com o que te fará bem. Uma vida mais leve, calma e saudável por inteiro, pois o futuro é agora.

Não espere o momento certo para pensar em você, esse momento pode nunca chegar. Cuide do seu corpo, ele é a sua casa e faça sua alma feliz.

Andréia Chiavini Pilates e TRX

Endereço: Rua José Theodoro Ribeiro, 1051, bairro Ilha da Figueira
Contato: (47) 9 9983-3419 (WhatsApp)
Redes sociais: Facebook e Instagram | Site: www.andreiachiavini.com.br