“Não somos uma casca”

Imagem divulgação Pexels

Por: Andreia Chiavini

12/03/2022 - 07:03

Não somos apenas uma casca, somos um ser que precisa de cuidados. O que temos abaixo da nossa pele, ainda é um grande mistério para nós. Cada corpo, um corpo, cada vivência um resultado. Somos um livro de anatomia, que quando aberto, na prática a teoria é muito diferente.

Somos um metabolismo que funciona 24 horas por dia, sem pausas, aonde os hormônios nos conduzem, desestabilizam, recuperam e estimulam o físico e o emocional. A sua capacidade de influência é tão grande que eles são responsáveis por equilibrar ações importantes de cada período da nossa vida. Períodos particulares, individuais. Os hormônios organizam o funcionamento dos nossos músculos.

Ah! Os nossos músculos, eles que nos movimentam, que nos permitem sair do lugar. Sentamos, andamos, corremos, deitamos, levantamos, pensamos, sentimos e agimos. Tudo em conexão com esses hormônios que afloram, que adormecem e a nossa mente que nos comanda. São eles, os músculos que nos estabilizam e nos mantém em pé, na postura. Deixam nossas articulações e nossos ossos nos seus devidos lugares e garantem nosso movimento respiratório. Nossos músculos nos dão vida, são responsáveis pela movimentação do sangue pelo organismo, dos alimentos pelo sistema digestivo e de toda a movimentação dos sistemas corporais. Eles relaxam e contraem. Nossos pensamentos e emoções vão até eles que imediatamente reagem aos estímulos.

Os músculos absorvem, suportam, seguram, protegem e enrijecem. Ganham e perdem. Lesionam, doem, sofrem, mas recuperam, se fortalecem e se tornam flexíveis. Nos dão beleza e leveza, que em frente ao espelho elevam a nossa autoestima. Um simples erro alimentar rotineiro pode desnutri-lo e enfraquecê-lo. Um simples erro rotineiro de treino pode machucá-lo e limitá-lo. Um sistema locomotor que necessita do seu cuidado, da sua dedicação e construção.

Se pudéssemos ver a reação do nosso corpo, por baixo da pele, do que consumimos, do que pensamos, do que sentimos, de como o usamos, iriamos pensar muito melhor antes de nos fazer tão mal. O seu corpo é aquilo que você oferece a ele. O seu progresso continua no sentido para frente.