“Cuidar da saúde também é coisa de homem”

Por: Andreia Chiavini

05/11/2018 - 06:11

Responda rápido: Quais as principais diferenças entre o homem e a mulher? A anatomia e a fisiologia. Muitas respostas passaram pela sua cabeça, não é?

A distribuição dos cromossomos, o funcionamento do hipocampo cerebral, a voz, a respiração, a estrutura óssea, a proporção de gordura, os hormônios, o comportamento, a quantidade de suor, de lágrimas derramadas e a preocupação com a saúde. As diferenças são inúmeras, mas uma é preocupante.

De acordo com pesquisa realizada nos EUA com 2.000 homens, 52% deles costumam ir a um médico quando algo precisa ser “consertado” e a maioria relata que a dor prolongada e grave é a principal ponte de decisão para uma consulta medica.

Eles dizem que esperam viver até mais de 80 anos, mas pouco mais da metade diz que está preocupado com a sua saúde agora e menos de 1 em cada 3 homens descreve a sua saúde em geral como excelente.

Alguns referem que visitas ao médico os deixam nervoso, ansiosos ou com medo. Também relatam que não querem descobrir que tem um problema sério de saúde e acham que se cuidam bem, porque não tiveram problemas ainda.

Existe uma barreira emocional ou aspectos culturais como, o homem deve ser forte, invencível, dominador, provedor, que os impedem de serem mais proativos sobre sua saúde. São tantas vantagens em relação a mulher, principalmente no aspecto físico, mas ainda ocorre a consideração que alguns serviços de saúde são femininos.

Alguns dizem que jamais fariam Pilates por ser coisa de mulher, sem sequer ter experimentado. Por que? O fato é que, os homens vivem menos que as mulheres, e é preciso quebrar tabus para que alguns conceitos não coloquem em risco a saúde masculina.

Acreditar que evitar o médico ou não se alimentar adequadamente ou que não realizar uma atividade física regular, seja qual for (jogar futebol no final de semana é lazer), porque não tem nenhum sintoma é uma atitude displicente e pode trazer consequências graves para a saúde.

Estamos entrando em novembro, o mês de prevenção do câncer de próstata. A conscientização a respeito de doenças masculinas proporciona o diagnóstico precoce. Busque a prevenção, não espere um motivador para buscar pela sua qualidade de vida, cuidar da saúde também é coisa de homem.