“Você planeja ou faz planos?”

Foto Pixabay.com

Por: Ana Kamila Casagrande

19/06/2020 - 07:06 - Atualizada em: 19/06/2020 - 09:27

Passamos boa parte da nossa vida fazendo planos. Planos para os estudos e para a carreira. Planos pessoais, como uma viagem e o casamento. Planos materiais, como a aquisição de um carro e a moradia própria. Fazer planos é muito bom, mas você sabia que a maioria de nós faz planos demais e esquece de planejar a sua execução?

Planejar é fundamental para a materialização de um plano. É quando refletimos sobre o futuro distante e o não tão distante. Quando traçamos metas e objetivos e usamos os nossos recursos de forma racional e eficiente.

Decidi voltar aqui para as páginas do querido OCP para falar de planejamento, porque cada vez mais tenho compreendido o quanto planejar-se financeiramente é uma ferramenta essencial para viver bem. Aliás, quando falo de planejamento financeiro, estou falando de vida. E não só da sua, mas da sua família e de quem você ama também.

Quais seus sonhos e vontades? O que você quer viver? Que histórias quer contar? Que lugares quer conhecer e o que quer fazer para o bem da sociedade em que você vive? É muito bom falar de suas necessidades e desejos. Melhor ainda é saber que dá para atingir todos eles.

Meu melhor conselho para que você concretize todos os seus planos

Imagine trocar muito dinheiro por um carro e alguns meses depois perceber que aquele dinheiro é justamente o que faltou para realizar um curso de especialização na sua área ou finalmente se aprofundar em um outro idioma numa experiência internacional. Chato, né? Mas imagina se você tivesse um planejamento traçado em que esse investimento na carreira era previsto – talvez assim você poderia ter tomado uma decisão que levaria você bem mais longe que esse carro.

Ao menos, esse seria o conselho que eu lhe daria. Explico: na fase inicial da vida profissional, a fase da construção de um patrimônio, o ativo mais valioso do planejamento é você. Suas habilidades são sua principal fonte de renda, e é através da sua qualificação no mercado que você se tornará um profissional de destaque, terá excelente remuneração e, consequentemente, chegará mais próximo dos seus sonhos.

Entender que em cada fase da vida é necessário tomar decisões racionais para atingir o que queremos na próxima fase é uma lição valiosa.

Quer parar de fazer planos e começar a planejar? Conte com a ajuda de um CFP®.

Assim como você pode contar com uma médica para consultar seu quadro de saúde e recomendar tratamentos especiais, a sua vida financeira pode precisar de uma consulta de vez em quando. Uma profissional certificada internacionalmente em Planejamento Financeiro (CFP®) faz exatamente essa análise geral da sua saúde financeira.

A análise abrange seis áreas essenciais: planejamento financeiro e ética; gestão de investimentos; planejamento da aposentadoria; gestão de riscos e seguros; planejamento fiscal e sucessório. Com uma consulta, você terá uma visão completa de todas as peças que juntas compõem a sua vida financeira.