Os benefícios por de trás de uma Associação

Foto: divulgação

Por: Cassuli Advocacia e Consultoria

22/06/2022 - 10:06

Quando a ideia de ser empresário surge ela vem acompanhada da grande importância de se ter uma robusta rede de apoio e suporte para que se alcance os melhores resultados para a sua empresa.
Diariamente, essas empresas se deparam com as complexidades de ser empresário no Brasil, seja pela carga tributária elevada ou pelas obrigações acessórias que são complexas e custosas.
Com esse intuito, objetivando o compartilhamento dessas dificuldades e buscando estratégias e soluções que podem auxiliar o empresário e/ou estimular a geração de negócio mediante a vivencia de algumas oportunidades já desfrutadas por outro empresário, é que surgem as associações, como uma ideia de organizar produtos e serviços que venham facilitar a rotina empresarial através da obtenção de vantagens que o sistema da cooperação proporciona.
No cenário empresarial, principalmente nesta nova fase pós Crise de Saúde Mundial, o mercado se mobilizou e se ajustou na busca por novas oportunidades de sobrevivência e até de possível crescimento de negócio. Uma das estratégias acertadas foram as Associações Empresariais. Conhecer os benefícios que o associativismo pode trazer é muito importante para o desenvolvimento do negócio, e por isso é essencial avaliar alguns benefícios trazidos por esta forma de atuação.
Uma associação não é reconhecida pela lucratividade, mas sim pelos benefícios que ela traz para aqueles que buscam em um cenário empresarial competitivo, facilidades, incentivos fiscais, patrocínios e doadores.
Uma das grandes vantagens de uma associação empresarial está no acesso a produtos e serviços. Com a união de associados dentro de uma instituição, é possível negociar melhores preços junto a fornecedores, ampliar a rede de atendimento e distribuição, bem como a quantidade de produtos oferecidos, negociar melhor prazos de pagamento com fornecedores e indústrias, acarretando na prática ao associado, uma redução de custos e despesas, ampliação do seu alcance na comercialização de produtos e/ou fornecimento de serviços, gerando, portanto, ao associado empresário, uma melhor performance e, e por conseguinte, um negócio mais saudável, sustentável e duradouro.
Outra vantagem vinculada a associação empresarial está pautada nos benefícios tributários que se pode obter através deste modelo de negócio. Tendo em vista que na associação empresarial não se visa o lucro, mas vislumbra-se melhorar a performance competitiva de seus associados, esta é isenta de imposto de renda e contribuição social, bem como, a depender da operação realizada pela associação, também poderá pleitear benefícios fiscais de natureza estadual.
Para a sua realidade de negócio é muito importante buscar entender o que mais se aplica a sua forma de atuação, portanto é necessário entender qual o mais adequado planejamento empresarial a se adotar.
A CASSULI possui uma equipe totalmente dedicada e com expertise necessária ao processo de modelagem da solução de proteção e preservação da vontade de seus clientes, consideradas as especificidades pessoais de cada caso.

Por Amanda Aquino

Advogada da Área de Planejamento Empresarial