Enquanto muitas pessoas veem o Paraguai como o país dos produtos falsificados, do contrabando, ou das “muambas”, investidores e empresários estrangeiros e principalmente brasileiros tem visto o Paraguai como um ótimo país para seus negócios.

Os empresários são atraídos ao país vizinho pelo baixo custo das matérias primas, da energia elétrica mais barata (entre 50% e 70%), da legislação trabalhista mais flexível (sem FGTS e contribuição sindical, menor período de férias), pouca burocracia e, principalmente, um sistema fiscal/tributário bem mais simples com ótimos incentivos.

Entre os benefícios tributários, destaca-se a Lei Maquila (Lei nº 1.064/97), introduzida em 1997 e que permite que uma pessoa jurídica estrangeira se instale no País com a finalidade de manufaturar bens, acabados ou semiacabados, para depois exportá-los com valor agregado. Uma empresa corretamente habilitada na Lei Maquila poderá usufruir de relevantes benefícios, entre eles:

  • Tributo único de 1% sobre o valor agregado;
  • Suspensão de tributos e taxas na importação;
  • Isenção do imposto de renda;
  • Crédito do IVA, que poderá ser transferido a terceiros.

O empresário que queria investir no Paraguai deve estar atento a alguns pontos sobre o país, como por exemplo, a diferença cultural, infraestrutura mais precária se comparada com a brasileira, mão de obra com baixa instrução e em sua maioria composta por jovens, e a fraca governança (economia informal e corrupção). O país possui como favorável a estabilidade econômica, que a anos mantém a inflação baixa e controlada. Conforme balanço preliminar feito pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), o Paraguai terá o melhor desempenho econômico da América Latina neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá subir 3,8% em 2022.

Para o investidor, ou empresário que possui interesse em expandir seus negócios e aproveitar oportunidades no país vizinho, uma boa ideia é procurar um especialista confiável que possa ajudá-lo, é importante fazer um estudo detalhado de viabilidade, analisando os prós e contras, para assim definir a melhor estratégia a seguir.