“Seu carro tem freio ABS? Fique atento à manutenção preventiva”

Foto Divulgação/ABF

Por: ABF Auto Mecânica

28/09/2020 - 10:09 - Atualizada em: 29/09/2020 - 08:42

A tecnologia muda o mundo automotivo constantemente, com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança a motoristas e passageiros. Desde 2014, por exemplo, os freios ABS são obrigatórios no Brasil. De lá para cá, todos os veículos nacionais e importados foram equipados com esse sistema, garantindo a redução nos acidentes no trânsito.

O freio ABS (Anti-lock Braking System) é a mais avançada tecnologia de travamento de rodas da atualidade. Diferente dos freios a tambor e a disco, implantados nos veículos antigos, o ABS não bloqueia completamente as rodas se o pedal for acionado com força, e isso evita que o carro sofra derrapagens na pista.

Esse sistema conta com válvulas, sensores de velocidade e bomba, assim a frenagem é feita de forma automática, controlada e harmonizada.

Mas apesar de ser muito eficiente, o freio ABS, assim como qualquer outro sistema automotivo, está sujeito a falhas, por isso o motorista deve ficar atento a revisões periódicas.

Fique atento aos sinais

Uma vantagem do freio ABS é que ele tem um recurso adicional de segurança. Mesmo quando está com algum problema, os freios continuam funcionando, só que sem o recurso antitravamento. Por isso, não há motivo para pânico, mas o reparo deve ser feito o quanto antes.

Barulhos na frenagem: se começar a ouvir barulhos mais altos e intensos ao acionar os freios, é muito provável que todo o sistema precise passar por uma verificação.

Trepidações ao frear: se o pedal treme quando o freio é acionado, isso pode ser devido a um empenamento do disco, que nunca deve extrapolar o limite de 0,1 milímetro, para não prejudicar o sistema.

Problemas eletroeletrônicos: os freios ABS são alimentados pelo sistema elétrico do veículo e muitos componentes ficam bastante expostos, logo, é comum surgirem problemas nos contatos, cabos ou interferências eletromagnéticas.

Defeitos nos sensores: instalados próximos às rodas, os sensores analisam a velocidade e a possibilidade de travamento. Quando eles estão com problemas, a central eletrônica não consegue mandar os comandos corretos para o módulo hidráulico.

Onde encontrar

A ABF Bosch Service fica na rua Leopoldo Veloso, 43, no bairro Vila Lenzi em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (47) 3371-9159 ou WhatsApp 9 8863-9773, ou acesse o site oficial da ABF Automecânica. Fique por dentro das novidades através do Facebook ou Instagram.