“O que muda na nova gasolina vendida no Brasil?”

Por: ABF Auto Mecânica

25/08/2020 - 08:08 - Atualizada em: 25/08/2020 - 09:18

Uma “nova gasolina” chegou aos consumidores brasileiros neste mês de agosto. Desde o dia 3, as refinarias nacionais e os combustíveis que chegarão por importação deverão respeitar novos padrões de qualidade da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Mas, afinal, o que isso quer dizer e qual a segurança dessa gasolina? Segundo especialistas, são feitas apenas alterações físico-químicas que tendem a deixar o combustível vendido por aqui mais próximo ao que é comercializado na Europa e Estados Unidos, ou seja, de melhor qualidade.

A maioria do combustível feito no Brasil já segue algumas dessas especificações, mas agora isso será obrigatório e padronizado. As mudanças valem para a gasolina tipo C (comum) e premium, aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos.

Na prática, o combustível terá melhor qualidade e deixará os carros mais eficientes – reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes. A nova formulação vai proporcionar uma redução de até 6% no consumo.

Qualidades da nova gasolina

Junto das mudanças, algumas vantagens também serão observadas pelos motoristas, principalmente com relação à durabilidade e eficiência do veículo. Veja:

Ajuda a identificar adulteração: especialistas explicam que isso acontece por causa de um novo parâmetro da gasolina: massa específica mínima de 715 kg/m³. Quanto maior for a massa, maior será também a densidade energética. A maioria das adulterações que aconteciam no Brasil era por meio da adição de solventes e outras naftas leves. Com esse parâmetro de densidade mínima, a ANP poderá fiscalizar e controlar a qualidade da gasolina, pois aditivos ilegais reduzem a massa específica exigida.

Diminui risco de danos ao motor: as discussões que levaram à alteração iniciaram em 2017, devido a relatos de usuários e montadoras apontando aumento no consumo e até quebra de motores de veículos novos devido à qualidade da gasolina. Assim, foi constatado, através da metodologia RON – parâmetro usado na Europa, que havia octanagem baixa demais, se tornando parte dos problemas de consumo e danos ao motor.

A novidade tem tudo para ser uma boa mudança para nós, motoristas. Não é? Quer saber mais sobre a nova gasolina e tirar as dúvidas de como ela vai funcionar no seu carro? Dê uma passadinha na ABF Bosch Service para conversar conosco e também fazer uma revisão no seu veículo.

Onde encontrar

A ABF Bosch Service fica na rua Leopoldo Veloso, 43, no bairro Vila Lenzi em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (47) 3371-9159 ou acesse o site oficial da ABF Automecânica. Fique por dentro das novidades através do Facebook ou Instagram.