“Carros híbridos e elétricos: diferenças e cuidados”

Por: ABF Auto Mecânica

15/09/2020 - 06:09

Eles já não são mais novidade no mercado brasileiro. Atualmente existem diversas opções de carros híbridos e elétricos disponíveis no mercado, modelos estes que oferecem mais economia, conforto e menos impacto ao meio ambiente – por não emitirem gases de efeito estufa.

Enquanto o motor dos veículos movidos a gasolina e etanol, funciona por meio da queima desses combustíveis e convertida em energia mecânica, os carros elétricos se movimentam utilizando baterias de grande capacidade, convertendo a energia elétrica em mecânica.

Já os carros híbridos, contam com ambas as tecnologias; eles têm dois motores, um elétrico e outro a combustão. Um sistema eletrônico central identifica padrões de aceleração e velocidade e, assim, aciona o motor ideal para aquele momento, otimizando a potência e a autonomia do carro, e poluindo menos.

Cuidados com o seu híbrido ou elétrico

Por serem bastante diferentes dos carros comuns, movidos a combustíveis, os modelos híbridos e elétricos precisam de certos cuidados para estarem sempre aptos para rodar.

Fique de olho na bateria: se o seu carro ficar parado por mais tempo, e você perceber que a bateria caiu para menos de 25%, a recomendação é ele realizar a recarga até o nível próximo de 25% novamente. Não deixe seu carro descarregar totalmente.

Calibragem dos pneus: se o veículo ficar muito tempo parado, use a calibragem máxima recomendada no manual do proprietário. Faça a calibragem de acordo com o indicado de acordo com a quantidade de carga ou número de passageiros.

Combustível: para os carros híbridos, a recomendação é sempre abastecer com combustíveis premium, dessa forma, o carro pode ficar sem problemas com o combustível armazenado no tanque por mais tempo.

Não esqueça a manutenção preventiva

Como qualquer outro veículo, os híbridos e elétricos também devem ganhar atenção do motorista com relação à manutenção preventiva. Quanto antes forem diagnosticados possíveis problemas, maior será a economia de tempo e dinheiro para a resolução.

A ABF Bosch Service tem expertise para cuidar do seu carro híbrido ou elétrico. Conte conosco para fazer uma avaliação, manutenção preventiva ou corretiva.

Onde encontrar

A ABF Bosch Service fica na rua Leopoldo Veloso, 43, no bairro Vila Lenzi em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (47) 3371-9159 ou acesse o site oficial da ABF Automecânica. Fique por dentro das novidades através do Facebook ou Instagram.