Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Verdade ou fake? Miss Ucrânia se juntou ao exército para lutar contra a Rússia

Foto: Arquivo Pessoal/ Anastasiia Lenna

Por: Elissandro Sutil

02/03/2022 - 11:03 - Atualizada em: 02/03/2022 - 11:39

Em meio a milhares de notícias sobre os confrontos na Ucrânia, algumas fake news acabam surgindo. Uma delas é o caso da ex-Miss Ucrânia Anastasiia Lenna.

Anastasiia postou uma foto em seu Instagram com um suposto fuzil e fez publicações falando sobre defender o país contra a Rússia.

Após essa postagem, surgiram publicações em redes sociais e até alguns sites de notícias apontando que ela havia se juntado ao Exército da Ucrânia para literalmente combater os russos.

Foto: Arquivo Pessoal/ Anastasiia Lenna

Algumas publicações que circulavam nas redes chegavam a dizer que qualquer um que cruzasse a fronteira com intenção de invadir seria morto por ela.

“Ex miss Ucrânia se juntou ao exército ucraniano e alertou que qualquer um que cruze a fronteira com intenção de invadir será morto. Essa bota qualquer machão de rede social no chão.”

“Miss Ucrânia 2015, lutando junto ao seu exército. “

“Na Ucrânia tem 36.000 mulheres servindo nas forças armadas incluindo a Miss Ucrânia Anastasiia Lenna.”

“Anastasia Lenna, ex Miss Ucrânia, saiu às ruas para lutar contra os russos. A bela ucraniana diz que está disposta a dar a vida para defender seu país.”

Todas essas noticias que circularam apontando que a Miss Ucrânia Anastasiia Lenna teria se juntado ao exército não são verdadeiras.

A foto que circula pelas redes não é “da ex-Miss lutando” contra a Rússia. Na verdade, o que houve foi uma interpretação errada de uma postagem da beldade.

Ela publicou “22.02.2022 #standwithukraine #handsoffukraine” em apoio ao país, antes do início dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, mas sem dizer que ingressaria no conflito. E a “arma” que ela mostra é de airsoft, não se trata de uma arma de fogo.

A própria Anastasiia Lenna precisou esclarecer as informações em outra postagem no seu Instagram. Ela deixou claro que não é uma militar e que é praticante de airsoft. Ela disse também que fez as publicações para inspirar os ucranianos.

“NÃO SOU MILITAR, SÓ UM HUMANO Devido a situação atual quero falar! Eu não sou um militar, apenas uma mulher, apenas um humano normal. Apenas uma pessoa, como todas as pessoas do meu país. Também sou jogador de airsoft há anos. Você pode pesquisar no Google o que significa #airsoft. Todas as fotos do meu perfil para inspirar as pessoas. Eu tinha uma vida normal apenas na quarta-feira, como milhões de pessoas. Eu não faço nenhuma propaganda, exceto mostrar que nossa mulher da Ucrânia – forte, confiante e poderosa. Agradeço toda a atenção e apoio ao meu país, a todas as pessoas na Ucrânia que lutamos todos os dias contra a agressão russa. Nós ganharemos!” afirmou Anastasiia.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP